*Da Redação Dia a Dia Notícia
Ex-diretor-presidente da Amazonprev da gestão Wilson Lima, o professor-doutor André Zogahib foi eleito com 52,13% dos votos o novo reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Ele vai comandar a instituição até 2026.
Com um extenso currículo, André Zogahib é graduado em Administração de Empresas, Administração Pública e Direito. Possui especialização, mestrado e doutorado em administração pública. É professor do quadro efetivo da UEA desde 2008, já tendo sido coordenador de cursos de graduação, especialização e mestrado, coordenador dos sistemas de ingresso, pró-reitor de planejamento e pró reitor de extensão de assuntos comunitários. Participa da universidade desde o início das operações da instituição, ano de 2001. Foi aluno da primeira turma do curso de Administração de Empresas da UEA.
Participou da elaboração e implementação do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração), na condição de docente. Em 2010, como pró-reitor de planejamento, atuou na reestruturação organizacional da UEA. O Projeto de Lei do Executivo n° 116/2011 permitiu a contratação de cerca de 600 professores na época.
É um gestor experiente e bem-sucedido. Como diretor-presidente da Amazonprev, conquistou por três anos seguidos o prêmio de melhor RPPS do Brasil, entre os Estados da federação. A Amazonprev tornou-se referência nacional em gestão previdenciária, após ser bem avaliada pela Abipem, Aneprem, Secretaria Nacional de Previdência etc. O foco da gestão de André Zogahib pauta-se na valorização do servidor, atenção com as demandas dos alunos, humanização do atendimento com respeito e diálogo permanente.
Zogahib venceu com 52,13% dos votos, superando o adversário Alcian Souza, que somou 47,87% .
O pleito abrangeu toda a capital amazonense e o interior do estado também.
Ao lado da vice-reitora, a professora-doutora Kátia Couceiro, Zogahib agradeceu a comunidade acadêmica que acreditou em suas propostas de campanha.
A vice, Kátia Couceiro, fez questão de lembrar da campanha honesta realizada pela Chapa 19. Ela destacou que a UEA é capital e interior, sem diferença alguma. “Na nossa gestão vamos conseguir transformar a vida das pessoas para melhor, por meio da educação.”
“Estamos felizes pelo voto de confiança que nos foi dado. E queremos reafirmar que as melhorias na universidade serão vistas brevemente. Nossa gestão vai primar pelo respeito e esperamos contar com a ajuda de todos. Agora, professores, alunos e técnicos terão voz”, ressaltou o reitor eleito.
O resultado deverá ser oficialmente confirmado pela Comissão Eleitoral no dia 31 de março.