*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Com o objetivo de ofertar capacitação e qualificação profissional para todos os artistas residentes em Manaus, atuantes nos diversos segmentos da arte, a Prefeitura de Manaus em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e o Conselho Municipal de Cultura (Concultura), lança nesta segunda-feira (14), um edital com 50 vagas gratuitas para a oficina “Portfólio Artístico: da Teoria à Prática”, destinada a artistas manauenses.
O projeto Qualifica Artista Manauara: o Sucesso Depende de Você, que faz parte do Programa Municipal de Formação Artístico e Cultural (Promfac) é voltado a artistas manauenses, que tenham a partir de 16 anos, com ensino fundamental completo.
“O projeto foi idealizado com o objetivo de agregar na formação e no conhecimento dos artistas locais. Esse é o primeiro edital do ano direcionado a esse público e esperamos continuar contribuindo e disseminando a arte do povo manauense”, frisou o secretário da Semtepi, Radyr Júnior.
O diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, destacou que as secretarias municipais estão trabalhando de forma integrada, conforme orientação do prefeito David Almeida.
“A qualificação da classe artística e o fortalecimento da economia criativa, são prioridade em nossa gestão. O trabalho de forma integrada com a Semtepi, por meio de cursos, oficinas e palestras, desenvolve e amplifica cada vez mais o polo cultural, e principalmente o empreendedorismo artístico, que reflete diretamente na geração de emprego e renda em nossa cidade”, observou.
Os interessados devem baixar o edital e preencher o formulário disponível em (semtepi.manaus.am.gov.br), nesta terça-feira, 15, das 9h às 17h, para realizar a pré-inscrição. O preenchimento do formulário garante a inscrição desde que haja vagas disponíveis.
A oficina será realizada presencialmente no anexo do Escritório do Empreendedor, localizado na rua Miranda Leão, 82, Centro, ainda nesta semana, na quinta-feira (17) e sexta-feira (18).
Promfac
O Promfac é um programa de articulação que pretende oferecer uma formação na área cultural, por meio de oficinas, cursos, workshops, debates e palestras, proporcionando aos artistas, produtores, agentes e gestores culturais, conhecimentos tecnológicos, socioeducativos, e de formação integral, desenvolvendo não apenas competências e habilidades para ingressar no mercado de trabalho, mas, também, para a criação e o fortalecimento de um nicho de mercado cultural na cidade, com vistas a colaborar significativamente para o desenvolvimento econômico e social da região, por meio da produção de projetos culturais dentro da sua pluralidade de linguagens e segmentos artísticos.
*Com informações da assessoria