O Instituto Militar de Engenharia (IME) publicou, nesta terça-feira (09), o edital de concurso para o preenchimento de 98 vagas para a formação de engenheiros militares da ativa e da reserva.
As inscrições irão de 2 julho a 18 de agosto, por meio do site do IME (www.ime.eb.br). O valor da taxa de inscrição será de R$ 100.
Para os candidatos que queiram seguir carreira militar, o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa (CACFG/Ativa) ofertará 70 vagas. Já o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva (CACFG/Reserva) oferece 28 vagas, para os candidatos que não têm interesse em seguir a carreira militar.
Para se inscrever no certame, o candidato do cargo de engenheiros da ativa deverá possuir, no mínimo, 16 anos de idade e, no máximo, 22 anos, até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso de formação. Quem estiver concorrendo na reserva, a idade máxima é de 21 anos.
Em ambos os casos é exigido o nível médio. Além disso, é necessário ter altura mínima de 1,60 m (candidatos do sexo masculino) ou 1,55 m (sexo feminino).
Futuramente, os candidatos deverão escolher, futuramente, uma das seguintes especialidades: Fortificação e Construção (Engenharia Civil); Eletrônica; Comunicações; Elétrica; Mecânica e de Armamento; Mecânica e de Automóveis; Materiais; Química; Cartográfica; e Computação.
Os aprovados no certame vão receber fardamento, alimentação, assistências médica, dentária e psicológica, alojamento e soldo inicial de R$1.334, podendo vir a receber promoções com os correspondentes novos proventos de acordo com a legislação em vigor.
Confira o calendário de provas, disposto no edital:
- Prova objetiva de matemática, física e química da 1ª Fase do Exame Intelectual (EI) – 11 de outubro de 2020.
- Prova discursiva de matemática – 26 de outubro de 2020.
- Prova discursiva de física – 27 de outubro de 2020.
- Prova discursiva de química – 28 de outubro de 2020.
- Prova de português e inglês – 29 de outubro de 2020.