*Da Redação Dia a Dia Notícia
O deputado federal Átila Lins (PP-AM) procurou o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), para tentar reverter o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, o qual tem efeitos negativos diretos no modelo da Zona Franca de Manaus.
O parlamentar afirmou que buscou Ciro Nogueira “para que nos ajude a convencer o presidente Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, a retirar a Zona Franca desse fatídico decreto”.
Em resposta, Ciro Nogueira informou que está tentando reverter os efeitos da medida implementada na última sexta-feira (25/02). O deputado Átila Lins ressaltou que a redução do IPI faz a Zona Franca de Manaus perder as vantagens competitivas com outras regiões do país. Uma das consequências possíveis é a extinção de 100 mil empregos diretos proporcionados pelo Polo Industrial do município.
“Os trabalhadores do Amazonas não merecem essa punição por parte do governo federal. Ainda mais que além de gerar emprego e renda para a região como um todo -empregos diretos e indiretos – também é responsável pela preservação ambiental, notadamente comprovada. Pois se estes postos forem extintos, certamente esses trabalhadores migrarão para outras atividades, inclusive extrativista”, declarou o parlamentar”, afirmou.
*com informações de BNC Amazonas