Search
booked.net
Search
Close this search box.

Comemorado no exterior, Dia de São Valentim mudou de data no Brasil graças ao pai de João Doria

Neste 14 de fevereiro, a maioria dos países está comemorando o Valentine’s Day, ou Dia de São Valentim, o qual é conhecido por ser uma data romântica, feita para presentear e se declarar para a pessoa amada.

Não se sabe exatamente a qual Valentim essa data foi estabelecida. A história mais aceita é de que Valentim foi um padre romano que viveu durante o governo do imperador Cláudio II, no século 3 da era comum. Nesse momento da história, o líder romano havia banido os casamentos por entender que homens solteiros serviriam melhor ao exército do que às famílias. O sacerdote contrariou o imperador e continuou realizando cerimônias de forma clandestina.

A história conta que o padre Valentim fora preso na casa do prefeito de Roma, cuja filha era cega. O religioso teria curado a jovem e convertido toda a família ao cristianismo. Claúdio II, ao saber disso, mandou que Valentim fosse açoitado e decapitado. Dois séculos mais tarde, o papa Gelásio I instituiu a data em homenagem ao mártir, também com o intuito de substituir uma festa pagã em homenagem ao deus Lupercus, que celebrava a fertilidade. Contudo, em 1969 o papa Paulo VI decidiu que o Dia de São Valentim não seria mais comemorado pela Igreja, devido a pouca chance de comprovação histórica.

E o Brasil nisso?

Na terra do verde-louro, a festa mudou de data por uma razão mais terrena. Em 1948, o publicitário João Agripino Doria, pai do atual governador de São Paulo João Doria Junior (PSDB), teve sua agência contratada pela loja Exposição Clipper para melhorar as vendas do mês de junho, considerado fraco para o comércio na época.

Inspirado pelo Dia das Mães, os slogans da campanha incluíam frases como “Não é só com beijos que se prova o amor” e “Não se esqueçam: amor com amor se paga”. A data escolhida foi 12 de junho por ser anterior ao Dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro, em uma época na qual a maioria da população brasileira era católica.

A campanha rendeu à agência de Doria a premiação de melhor do ano pela Associação Paulista de Propaganda e ficou marcada por todos os anos seguintes, sendo comemorada pelo comércio e pela população em geral até os dias de hoje.

*com informações de Diário do Nordeste

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.