Um vídeo onde torcedores do Fluminense xingam o jogador do Flamengo Gabriel Barbosa, o Gabigol, de macaco viralizou nas redes sociais no final da tarde deste domingo (06/02). No vídeo, Gabigol desce as escadas durante o intervalo enquanto escuta as ofensas racistas dos torcedores adversários.
O vídeo foi compartilhado pelo humorista e ex-dirigente do rubro-negro Antonio Tabet no Twitter e se espalhou rapidamente:
É impressão minha ou chamaram o @gabigol de “Macaco”? Caso seja isso mesmo, haverá consequências maiores ou só passada de pano com notinha do Fluminense pedindo desculpas? pic.twitter.com/rOp2WKv8Xj
— Antonio Tabet (@antoniotabet) February 6, 2022
Após o jogo, Gabigol comentou o episódio em tom de desabafo afirmando que jamais irá se calar e chamando o caso de inadmissível. O jogador, o clube e os torcedores levataram a hashtag #RacismoNão no Twitter em protesto. Na rede, o Flamengo afirmou que “repudia veementemente o episódio” e prestou solidariedade a Gabigol. Até o momento, o Fluminense não se pronunciou.
Até quando? Até quando isso vai acontecer sem punição? Jamais vou me calar, é inadmissível que passemos por isso!! Orgulho da minha raça, orgulho da minha cor!! #RacismoNão @Flamengo @FFERJ https://t.co/Jw3IGJbnmq
— Gabi (@gabigol) February 6, 2022