*Da Redação Dia a Dia Notícia
Vanda Ortega Witoto lançou sua pré-candidatura à deputada federal pelo estado do Amazonas na manhã deste sábado (29). O evento que marcou sua filiação ao partido Rede Sustentabilidade Amazonas aconteceu na maloca dos povos indígenas do parque das tribos, bairro Tarumã. O evento ocorreu no formato híbrido, e contou com a presença e apoio da deputada federal Joenia Wapichana (Rede), primeira indígena eleita parlamentar.
O estado do Amazonas possui o maior número de indígenas do Brasil, porém não conta com nenhuma representação destes povos na Assembleia Legislativa ou no Congresso Nacional. Em seu discurso, a pré-candidata destacou o apoio de não indígenas.
“Temos apoio de parentes não indígenas. A luta dos povos indígenas não é exclusiva dos povos indígenas ou dos nossos territórios. A defesa da vida é de todos”, destacou Vanda Witoto.
Vanda Witoto destacou também que é chegada a hora de se construir políticas a partir do modelo de vida dos povos indígenas, para assim garantir a preservação da floresta e a continuidade dos povos indígenas no país.
“Juntos faremos diferença pelo Amazonas. Em um contexto político, social, na educação e saúde. Porque quando a gente se une, a gente faz história”, indagou a pré-candidata.
No ano de 2018, Joenia Wapichana foi eleita a primeira deputada indígena no Congresso Nacional, desde então os povos indígenas se mobilizam para que mais cargos políticos sejam ocupados por indígenas. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2010, apontam que povos originários somam cerca de 800 mil no país, sendo mais de 440 indígenas apenas na Amazônia, onde o estado do Amazonas possui a maior população indígena do país.
A ex-senadora Marina Silva (Rede) e diversas lideranças indígenas também estiveram presentes no evento de forma online.
“Sua candidatura é prova da sua coragem. Da menina que foi pra cidade, que estudou, trabalhou, se tornou ativista e militante no estado do Amazonas […] Agradeço muito por você colocar sua juventude, sua inteligência e principalmente seu compromisso a serviço do seu povo e do estado do Amazonas”, disse Marina Silva.
Biografia
Vanda Ortega é do povo Witoto, técnica de enfermagem e se tornou um símbolo da luta contra a Covid-19 atuando desde o início da pandemia em sua comunidade, Parque das Tribos, em Manaus.
Ela foi a primeira profissional de saúde e mulher indígena do Amazonas a ser imunizada com a vacina, e teve papel fundamental no tratamento e na vacinação de indígenas de vários povos.
Vanda Witoto também é servidora da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (FUAM), aluna de graduação de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e também faz parte da coordenação dos estudantes indígenas do Estado do Amazonas.