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Abraciclo estima produção de 1,29 milhão de motocicletas no Polo Industrial de Manaus para 2022

Projeção representa aumento de 7,9% em relação a 2021
Foto: Reprodução

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo projeta que a produção de motocicletas deve atingir 1.290.000 unidades em 2022. O volume representa crescimento de 7,9% na comparação com as 1.195.149 motocicletas fabricadas no Polo Industrial de Manaus – PIM no ano passado.

No varejo, a expectativa é que sejam emplacadas 1.230.000 motocicletas, o que corresponde a uma alta de 6,4% em relação a 2021 (1.156.074 unidades). As exportações deverão totalizar 54.000 unidades, alta de 1% sobre o volume registrado no ano passado (53.476 motocicletas).

As projeções de crescimento confirmam o cenário de recuperação gradativa da indústria de motocicletas, que vem retomando os volumes pré-pandemia. “Esperamos um cenário mais estável neste ano para conseguirmos atingir novamente os patamares de 2015, quando a produção ficou na casa do 1,2 milhão de unidades”, comenta Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Fermanian explica que o avanço dos serviços de entrega e o maior uso da motocicleta nos deslocamentos urbanos, devido ao aumento dos preços dos combustíveis e a disponibilidade de crédito, estão entre os fatores que fazem a demanda pelo modal continuar em alta.

No entanto, a Abraciclo está atenta para algumas variáveis que podem impactar esse desempenho, como o aumento dos casos da variante Ômicron e da gripe H3N2, que podem afastar os colaboradores dos postos de trabalho e impactar a produção. As instabilidades do cenário macroeconômico que influenciam desde o abastecimento e reorganização das cadeias produtivas, até a alta nas taxas de juros e do frete, por exemplo, também merecem atenção. “Também acompanhamos outros movimentos do cenário político e econômico que podem afetar o poder de compra do consumidor e impactar negativamente a demanda por motocicletas”, comenta Fermanian.

 

PROJEÇÃO MOTOCICLETAS 2022
  REALIZADO 2019 REALIZADO 2020 REALIZADO 2021 PROJEÇÃO 2022 PROJEÇÃO 2022/

REALIZADO 2021

PRODUÇÃO 1.107.758 961.986  1.195.149 1.290.000  7,9%
EXPORTAÇÃO 38.614 33.750 53.476 54.000  1,0%
VAREJO 1.077.234 915.157 1.156.074 1.230.000 6,4%

Fonte: Associadas Abraciclo

 

Fechamento 2021

A indústria de motocicletas fechou 2021 com a produção de 1.195.149 unidades, alta 24,2% na comparação com o ano anterior (961.986 motocicletas). O volume ficou 2% abaixo da expectativa da associação, que era de fabricar 1.220.000 motocicletas.

O presidente da Abraciclo ressalta que a meta poderia ser atingida, mas as fabricantes enfrentaram dois obstáculos: a segunda onda de coronavírus que atingiu a cidade de Manaus no início de 2021, quando deixaram de ser produzidas cerca de 100 mil motocicletas, e as restrições implantadas nas linhas de produção para evitar a disseminação da doença. “O maior distanciamento entre os postos de trabalho, por exemplo, aumenta o tempo de fabricação”, explica. “É importante ressaltar que todas as medidas estão mantidas, pois a prioridade é a saúde e segurança do colaborador”, completa.

 

HISTÓRICO DE PRODUÇÃO ANUAL
ANO 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021
UNIDADES 1.262.708 887.653 882.976 1.036.788 1.107.758 961.986 1.195.149

Fonte: Associadas Abraciclo

Os emplacamentos totalizaram 1.156.074 unidades, alta de 26,3% na comparação com 2020 (915.157 motocicletas). “As limitações nas linhas de montagem fizeram com que, em 2021, tivéssemos dificuldade em atender à demanda crescente. Hoje a fila de espera é de cerca de 30 dias para modelos de baixa cilindrada e scooters. A tendência para os próximos meses é de normalização. Todas as associadas estão se esforçando para atender ao consumidor que espera, quer e precisa de uma motocicleta nova”, enfatiza Fermanian.

A Scooter foi a categoria que registrou o maior crescimento anual. Foram licenciadas 107.285 unidades, volume 40,9% superior ao registrado em 2020 (76.129 motocicletas). “Apesar de ter 9,3% de participação no mercado, as Scooters estão ganhando cada vez mais espaço nas ruas, graças a sua praticidade, versatilidade e baixo consumo de combustível. A tendência é de que a procura cresça ainda mais”, analisa o presidente da Abraciclo.

Confira o ranking de emplacamentos registrado em 2021 por categoria:

 

EMPLACAMENTOS DE MOTOCICLETAS POR CATEGORIA
CATEGORIA JAN A DEZ 2020 PARTICIPAÇÃO JAN A DEZ 2021 PARTICIPAÇÃO JAN A DEZ 2020 / JAN A DEZ 2021
Street 457.432 50,0% 563.773 48,8% 23,2%
Trail 176.990 19,3% 239.306 20,7% 35,2%
Motoneta 141.654 15,5% 164.371 14,2% 16,0%
Scooter 76.129 8,3% 107.285 9,3% 40,9%
Naked 23.062 2,5% 30.127 2,6% 30,6%
Big Trail 15.332 1,7% 21.564 1,9% 40,6%
Ciclomotor 11.906 1,3% 15.519 1,3% 30,3%
Sport 6.123 0,7% 6.935 0,6% 13,3%
Custom 5.177 0,6% 5.810 0,5% 12,2%
Touring 204 0,0% 117 0,0% -42,6%
Triciclo 1.148 0,1% 1.267 0,1% 10,4%
TOTAL 915.157 1.156.074 26,3%

Fonte: Associadas Abraciclo

 

As motocicletas de baixa cilindrada (até 160 cilindradas), que são as mais utilizadas nos serviços de entrega, responderam por 80,7% do mercado, com 932.797 unidades emplacadas. A participação dos modelos de média cilindrada (de 161 a 449 cilindradas) no total de licenciamentos foi de 15,5% (179.481 unidades). Já as motocicletas de alta cilindrada (acima de 450 cilindradas) representaram 3,8% do mercado (43.796 unidades).

As exportações somaram 53.476 unidades, o que corresponde a um aumento de 58,4% em relação a 2020 (33.750 unidades). De acordo com levantamento do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat, que registra os embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, a Argentina foi o principal mercado, com 16.119 unidades exportadas e 28,7% do volume total exportado. Em segundo lugar, ficou a Colômbia (12.541 motocicletas e 22,4% das exportações), seguida pelos Estados Unidos (11.642 unidades e 20,8%).

Resultados de dezembro

No último mês de 2021, 76.359 motocicletas saíram das linhas de montagem do Polo de Manaus. O volume é 32,9% inferior ao registrado em novembro (113.776 unidades). Na comparação com o mesmo mês de 2020, quando foram fabricadas 73.471 motocicletas, houve alta de 3,9%. “O recuo no nível de produção era esperado devido às férias coletivas que já estavam programadas”, explica Fermanian. “As fábricas aproveitam esse período para executar serviços de manutenção e instalação de novos equipamentos”, completa.

Com 112.363 motocicletas licenciadas, o mercado atingiu o segundo melhor resultado do ano e ficou atrás apenas de julho (112.538 unidades). O resultado foi 6,3% superior em relação ao mês anterior (105.740 motocicletas) e 13,8% maior na comparação com dezembro de 2020 (98.775 unidades).

        Veja o ranking e a comparação com o mês e ano anteriores:

 

EMPLACAMENTOS DE MOTOCICLETAS
DEZEMBRO20 NOVEMBRO/21 DEZEMBRO/21
CATEGORIA A PARTICIPAÇÃO B PARTICIPAÇÃO C PARTICIPAÇÃO C/A C/B
Street 48.973 49,6% 51.694 48,9% 56.093 49,9% 14,5% 8,5%
Trail 19.900 20,1% 22.386 21,2% 21.962 19,5% 10,4% -1,9%
Motoneta 15.903 16,1% 15.250 14,4% 17.417 15,5% 9,5% 14,2%
Scooter 8.282 8,4% 9.373 8,9% 9.572 8,5% 15,6% 2,1%
Naked 2.395 2,4% 2.526 2,4% 2.630 2,3% 9,8% 4,1%
Big Trail 1.389 1,4% 1.839 1,7% 2.019 1,8% 45,4% 9,8%
Ciclomotor 946 1,0% 1.354 1,3% 1.335 1,2% 41,1% -1,4%
Sport 644 0,7% 563 0,5% 532 0,5% -17,4% -5,5%

 

*As informações são da Assessoria de Imprensa

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