O Castramóvel, unidade móvel de castração de cães e gatos da Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente), fez 1,8 mil procedimentos em três meses de funcionamento em 2021, em Manaus. Todas as cirurgias são gratuitas. Segundo a Sema, 1.282 castrações foram realizadas em gatos e 615 em cães.
Quanto aos felinos, 691 procedimentos contemplaram fêmeas e 591 machos. A respeito dos cães, as fêmeas também foram maioria: 364 castrações em cadelas contra 251 em cachorros.
Em funcionamento desde outubro, o castramóvel atende todos os dias, incluindo fins de semana e feriados. No primeiro mês foram realizados 533 procedimentos. Em novembro, aumentou para 566. No mês de dezembro, foram 798 totalizando 1.897 castrações.
Novo canal de agendamento
Mais de 20 mil pessoas já fizeram solicitações para agendar o serviço, via Disque Castração. Devido à alta procura, novos agendamentos para 2022 devem ser feitos pela internet, como explica a assessora técnica da Assbea (Assessoria de Bem-Estar Animal e Fauna Doméstica), Vanessa Menezes.
“Disponibilizamos um formulário on-line em que você preenche todos os seus dados e aguarda nossa equipe entrar em contato para agendar a castração. Devido à alta procura, este link funciona como cadastro reserva e, havendo vacância, seu pet terá a castração agendada por um de nossos servidores”, informou.
O cadastro para novos agendamentos pode ser feito por meio do link: bit.ly/32MnFhS. Os tutores de pet que já solicitaram o serviço em 2021, via Disque Castração, continuam a ser atendidos em 2022 por ordem de solicitação.
“É importante frisar que esse é, por enquanto, o primeiro castramóvel do governo do estado e, portanto, existe uma demanda muito alta de atendimentos que estava reprimida. Por isso é muito importante que a população preencha o formulário corretamente, informando e revisando todos os dados antes do envio, pois informações incompletas ou erradas podem travar as próximas etapas”, ressaltou.