Search
booked.net
Search
Close this search box.

Estudo do Inpa utiliza restos de peixes para criação de suplementos, alimentos e cosméticos

Foto: Patrick Marques

Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) reutiliza restos de peixes para a criação de outros alimentos, suplementos alimentares e até cosméticos, em Manaus.

A pesquisadora responsável pelo projeto, Francisca das Chagas, explicou que os resíduos como o espinhaço, pele com escamas e até o fígado do peixe costumam ser descartados pelas pessoas, mas podem ser utilizados de diversas outras maneiras.

Para dar um novo fim aos resíduos, o projeto criou uma farinha que pode ser usada para fazer alimentos como pães e bolos, além de uma gelatina que pode virar suplementos alimentares e produtos cosméticos.

“Do fígado, nós preparamos a farinha. Ela pode ser utilizada em pó, ou encapsulada. Da pele, também pode ser feita a farinha. A farinha pode ser utilizada para fortalecer pães ou outros produtos de panificação, doces, bombons. Dos ossos e a pele, nos usamos para obter a gelatina”, explicou.

Chagas informou que a pesquisa já acontece desde de 2009 e é aplicada para a produção dos insumos para serem utilizados pelas pessoas, como ajudar quem tem deficiência de nutrientes e controle de doenças crônicas não transmissíveis.

“Ao longo dos anos, a gente vem dando essa aplicação. Procurando elaborar esses produtos que atuam sobre doenças crônicas não transmissíveis como a obesidade, desnutrição, entre outras doenças”, afirmou a pesquisadora do Inpa.

Ainda segundo Chagas, a reutilização dos resíduos faz com que eles deixem de ser descartados pelas pessoas e ajudam a diminuir o impacto ambiental que uma poluição pelo descarte ilegal dos insumos no meio ambiente poderia causar.

*Com informações do G1 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.