*Da Redação – Dia a Dia Notícia
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), juntamente com a Alelo, divulgou na última segunda-feira (20) índices que apontam que estabelecimentos como restaurantes, bares, lanchonetes e padarias do Amazonas apresentaram queda de 19,4% no faturamento no mês de outubro em comparação com o mesmo período de 2020.
Os indicadores inéditos são voltados para o acompanhamento dos impactos da pandemia sobre a atividade econômica do Brasil, com foco voltado para o consumo em supermercados e restaurantes.
Os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) apontam ainda uma queda de 18,8% na quantidade de vendas, um dos motivos seria a inflação que causa aumento nos preços, em um momento de fraqueza econômica.
Em contrapartida, os dados que avaliam o desempenho no cenário da pandemia de Covid-19 e levam em consideração a inflação do período, demonstram um aumento de 13,5% nos gastos em supermercados.
No mês de outubro, o segmento de supermercados encerrou o período com aumento de 28,3% na quantidade de vendas em comparação ao mesmo período de 2020, apontam os Índices de Consumo em Supermercados (ICS).
Segundo a Fipe, o destaque na avaliação dos resultados referentes ao mês de outubro foi a deterioração do consumo em restaurantes em todas as aberturas do indicador como o número de estabelecimentos, volume de transações e valor das transações em comparação ao mesmo período dos anos de 2020 e 2019.