O calendário de matrículas para o ano letivo de 2022 na rede pública de ensino no Amazonas foi divulgado nesta quinta-feira (16).
As datas valem para as secretarias Municipal de Educação (Semed), na capital, e de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc).
Os procedimentos online podem ser feitos no site: https://www.matriculas.am.gov.br/.
Nas escolas municipais de Manaus, o ano letivo será de 7 de fevereiro a 21 de dezembro. Nas escolas estaduais, em todo o Amazonas, será de 7 de fevereiro a 14 de dezembro.
O procedimento de rematrícula será feito pelas escolas de maneira automática no período de 20 de dezembro a 7 de janeiro. Todos os estudantes que estavam matriculados no ano letivo de 2021 têm vaga garantida nas escolas em que estavam, sem necessidade da presença de pais ou responsáveis nas unidades de ensino.
As transferências por reordenamento serão nas seguintes datas:
- Encaminhamento do reordenamento: 5 de janeiro;
- Confirmação de matrícula do reordenamento: 6 e 7 de janeiro;
- Confirmação de matrícula das escolas estaduais de tempo integral sem continuidade de ensino: 6 e 7 de janeiro;
- Atendimento a alunos com deficiência: 10 e 11 de janeiro;
- Atendimento a alunos em geral: 12 a 14 de janeiro.
O encaminhamento é realizado de maneira automática pela secretaria. Os responsáveis deverão comparecer às escolas de destino levando a documentação para efetivação da matrícula, caso os pais queiram solicitar a mudança de escola, isso poderá ser feito no período de transferência comum.
Para os novos alunos da rede pública, o atendimento será nas seguintes datas:
- 1º de dezembro foi aberto o Cadastro Web/Aplicativo de Matrícula;
- 10 e 11 de janeiro de 2022: atendimento a alunos com deficiência;
- 17 e 18 de janeiro de 2022: atendimento a alunos em geral.
Para os alunos novatos na rede pública de ensino, a primeira etapa para solicitar a matrícula é o cadastro on-line dos responsáveis, que já pode ser feito no site. Basta inserir o nome, e-mail e CPF do responsável. Após isso, o sistema enviará um e-mail de ativação ao endereço eletrônico informado e o responsável deverá confirmar e ativar o cadastro.
Assim que o sistema for liberado para a matrícula de novos alunos. No dia 10 de janeiro para alunos com deficiência, e no dia 17 de janeiro para os demais alunos, os pais ou responsáveis precisam preencher as informações para solicitar a vaga na escola e ano de ensino do estudante novato. Após encerrar o procedimento no portal, a unidade de ensino irá reservar a vaga na escola escolhida. Os documentos deverão ser apresentados no prazo indicado no sistema para confirmação da matrícula.
Em 2022, serão 259,714 mil vagas novas para alunos novatos, destas, mais de 67 mil são para a rede municipal de ensino e 192 mil para a rede estadual de educação.