*Da Redação – Dia a Dia Notícia
O empresário e inventor da famosa “Bolacha de Motor“, conhecido como Américo Rodrigues Esteves, de 97 anos, morreu nessa terça-feira (30). Américo era português, mas morava em Manaus desde a juventude. Foi na cidade que ele fundou a fábrica de bolachas “Modelo”, que tinha sede no Centro da capital amazonense.
Nas redes sociais, o deputado Marcelo Serafim lamentou a perda. ““Hoje perdemos o patriarca de nossa família, nosso amado tio avô Américo. Ficam os exemplos e ensinamentos de um homem que era o último de uma geração de portugueses que vieram pra o Brasil para construírem suas vidas. Pelo suor dele, juntamente com o do meu avô Armindo e demais tios foram construídas grande coisas nesse estado”, disse.
Marcelo relembrou ainda quem nunca havia comido a famosa bolacha de motor. “Quem nunca comeu a famosa bolacha de motor da MODELO, que durante décadas foi o alimento dos amazonenses que cruzavam os rios da Amazônia? Nela estava o suor e espírito empreendedor desses portugueses que deixaram o pequeno vilarejo de Angeja, em Aveiro, Portugal na primeira metade do século passado e construíram uma vida de sucesso e exemplos em nossa cidade. Muito obrigado por tudo tio! Sabemos que o céu está em festa! Te amamos!!!!”
A Fábrica Modelo foi fundada em 1942 e é uma das empresas mais antigas de Manaus. O velório está sendo realizado na funerária Canaã, na rua Major Gabriel, das 12h às 15h30 e o sepultamento será às 16h, no cemitério São João Batista.