O empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, afirmou que está cogitando se candidatar nas eleições de 2022. Hang é um dos maiores apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que possui um vasto eleitorado no estado.
Apesar de ainda não ter decidido para qual cargo irá se candidatar, algumas pesquisas sondaram o nome de Luciano Hang para o Senado Federal pelo estado de Santa Catarina. O vulgo ‘Veio da Havan’ apareceu em primeiro lugar em uma pesquisa feita pelo instituto Paraná Pesquisas em julho, com 22,9% das intenções de voto.
Em entrevista à Jovem Pan, veículo conhecido por ser partidário de Bolsonaro, Hang também criticou a falta de diálogo do presidente, afirmando que é preciso “conversar mais com o Congresso”.
“Na política, é preciso conversar com as pessoas para conseguir aprovar aquilo que precisamos. Eu prego a harmonia, a paz e que o Brasil precisa conversar mais. […] precisamos passar o país a limpo, o país precisa de mais transparência e ser mais sincero na hora de falar”, afirmou o empresário.
Hang também se mostrou decepcionado quando Sérgio Moro deixou o cargo de ministro da Justiça do governo Bolsonaro. O ex-juiz da Lava Jato deixou a pasta acusando presidente de interferir na Polícia Federal. O dono da Havan afirma que Moro fez um grande trabalho e que “a Lava Jato mostrou as entranhas do poder, das estatais brasileiras, o quanto nós somos roubados diariamente”. A saída conflituosa de Moro do Ministério da Justiça levantou rumores de que Hang poderia romper com Bolsonaro, o que não se confirmou apesar de seu apoio ao ex-ministro.
Sobre seu apoio a Bolsonaro ou Sérgio Moro em 2022, Hang prefere não se posicionar e diz que “ainda está cedo” para decidir um candidato.
“Se antecipou muito as eleições no pais, devíamos ter trabalhado e, a partir do segundo trimestre de 2022, falar em eleições. […] como fiz em 2018, lá na frente vou escolher candidato para apoiar”.