Dia: 20 de setembro de 2021

  • Sine Amazonas divulga 46 vagas de emprego em diversas áreas para esta terça-feira (21)

    Sine Amazonas divulga 46 vagas de emprego em diversas áreas para esta terça-feira (21)

    O Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 46 vagas de emprego para esta terça-feira (21). Os interessados devem acessar o Portal do Trabalhador (www.portaldotrabalhador.am.gov.br) e anexar o currículo na vaga a que pretendem concorrer.

     08 VAGAS: FISCAL DE ATIVIDADES URBANAS

    Escolaridade: Ensino Médio Completo;

    Sem experiência na área.

    OBS: Ter boa comunicação, habilidade para atendimento ao cliente, prática com números, proatividade, disponibilidade de horário, documentação completa e currículo atualizado.

    15 VAGAS: AUXILIAR DE PRODUÇÃO

    Escolaridade: Ensino Médio Completo;

    Com experiência na área.

    OBS: Ter curso de TBO, habilidade para trabalho em equipe, disponibilidade de horário, documentação completa e currículo atualizado. 

    07 VAGAS: AUXILIAR DE DEPÓSITO

    Escolaridade: Ensino Médio Completo;

    Com experiência na área.

    OBS: Ter habilidade para trabalho em equipe, boa comunicação, disponibilidade de horário, documentação completa e currículo atualizado.

    01 VAGA: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

    Escolaridade: Ensino Médio Completo;

    Com experiência na área.

    OBS: Ter conhecimento em serviços de conservação interna e externa, habilidade para trabalho em equipe, boa comunicação, disponibilidade de horário, documentação completa e currículo atualizado. 

    01 VAGA: AGENTE DE PORTARIA

    Escolaridade: Ensino Médio Completo;

    Com experiência na área.

    OBS: Ter conhecimento em serviços de conservação interna e externa, habilidade para trabalho em equipe, boa comunicação, disponibilidade de horário, documentação completa e currículo atualizado.

    01 VAGA: VENDEDOR

    Escolaridade: Ensino Médio Completo;

    Com experiência na área.

    OBS: Ter conhecimento em serviços de placa solar, habilidade para trabalho em equipe, boa comunicação, disponibilidade de horário, disponibilidade para residir em outro município, documentação completa e currículo atualizado. 

    01 VAGA: MECÂNICO DE CAMINHÕES (REABERTA)

    Escolaridade: Técnico em Mecânica de Caminhões;

    Com experiência na área.

    OBS: Ter conhecimento em manutenção e mecânica de automóveis pesados, habilidade para trabalho em equipe, disponibilidade de horário, documentação completa e currículo atualizado.

    02 VAGAS: COSTUREIRA (REABERTA)

    Escolaridade: Ensino Fundamental Completo;

    Com experiência na área.

    OBS: Ter conhecimento em uso de máquina reta ou overloque, habilidade para trabalho em equipe, boa comunicação, ter disponibilidade de horário, documentação completa e currículo atualizado.

    05 VAGAS: OPERADOR DE MOTONIVELADORA (REABERTA)

    Escolaridade: Ensino Médio Completo;

    Com experiência na área.

    OBS: Ter conhecimento na área de construção pesada, pavimentação e terraplanagem, ter CNH categoria D, curso de NR-35, ter disponibilidade para viajar, documentação completa e currículo atualizado. 

    05 VAGAS: AUXILIAR DE MANUTENÇÃO (PCD) REABERTA

    Escolaridade: Ensino Médio Incompleto;

    Com experiência na área.

    OBS: Ter conhecimento em rotinas de manutenção, habilidade para trabalho em equipe, ter disponibilidade de horário, documentação completa, currículo e laudo médico atualizados.

    *Com informações da assessoria

  • TSE julga na sexta-feira (24) recurso de Adail Filho para retomar poder em Coari (AM)

    TSE julga na sexta-feira (24) recurso de Adail Filho para retomar poder em Coari (AM)

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para a próxima sexta-feira (24) o julgamento do recurso manejado por Adail Filho (Progressista) contra a sentença do TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral) que cassou o mandato dele pela tentativa de exercer o terceiro mandato consecutivo do mesmo núcleo familiar.

    O relator do recurso, ministro Tarcísio Carvalho Neto, já havia rejeitado em abril deste ano o pedido de Adail Filho para que ele retornasse ao cargo.

    O magistrado aceitou a tese de que Adail Filho está inelegível, pois o pai dele, o ex-prefeito Adail Pinheiro, foi eleito no pleito de 2012 e ele venceu as eleições de 2016, que seria o segundo mandato.

    No ano passado, em dezembro, o TRE-AM determinou nova eleição no município no prazo de 20 a 40 dias e decidiu que a presidente da Câmara Municipal de Coari deveria assumir o comando da prefeitura até a posse do prefeito eleito na eleição suplementar. Desde janeiro deste ano, o município está sendo governado pela vereadora Dulce Menezes (MDB).

    *Com informações do Amazonas Atual.

  • Jogadora argentina supera Neymar e Messi com contrato da Nike aos 8 anos

    Jogadora argentina supera Neymar e Messi com contrato da Nike aos 8 anos

    A argentina Felicitas Flores Mussi é a jogadora de futebol mais jovem a firmar contrato com a Nike. Aos oito anos, a menina superou Messi e Neymar, que fecharam contrato com a marca esportiva aos 13 e 14 anos, respectivamente.

    A parceria entre a marca esportiva e a jovem jogadora é de 3 anos. A pequena atua nas categorias de base do Estudiantes de La Plata, da Argentina.

    “O mais bonito é que está escrito ‘jogadora de futebol’. Obrigada a todos que apoiam meu sonho”, disse Felicitas Flores Mussi , Jogadora de Futebol.

    Além de um sonho de carreira, o pai de Felicitas diz que o futebol é também uma forma de sua filha fazer amizade com outras garotas da idade dela.

    “Até os seis anos ela nunca havia jogado com outras meninas. Hoje, ficamos muito felizes que mais meninas se espelham nela e lutam por seus sonhos”, completou o pai, Maximiliano Flores, em entrevista ao ‘Clarín’.

    *Com informações do portal Diário do Nordeste 
  • Após falar palavra considerada ofensiva, Anitta é acusada de racismo

    Após falar palavra considerada ofensiva, Anitta é acusada de racismo

    A cantora Anitta está sendo acusada de racismo por internautas norte-americanos após cantar uma música da rapper Doja Cat e falar o termo “niggas” durante uma live no Instagram. A palavra é considerada ofensiva pela comunidade negra.

    Polêmica com Anitta

    Polêmica aconteceu em transmissão ao vivo nesse domingo (19), na qual a artista brasileira se maquiava. Nas redes sociais, usuários condenaram a atitude, comentando que Anitta sempre fez “apropriação cultural”.

    Niggas

    De acordo com publicação do portal Istoé, a palavra é associada a supremacia branca, e foi criada nos Estados Unidos para se referir a pessoas negras como seres humanos inferiores.

    O termo é tido como proibido nos EUA, pois muitos negros que teriam sido brutalmente agredidos e mortos eram chamados pela palavra. Para se referir a casos sobre o assunto, as pessoas utilizam “n word“, que significam a “palavra n”.

    *Com informações do Diário do Nordeste 

  • Nesta terça-feira (21), prefeitura faz mutirão de entrega de certificados e realização de cadastros no Sine Manaus

    Nesta terça-feira (21), prefeitura faz mutirão de entrega de certificados e realização de cadastros no Sine Manaus

    Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), vai realizar, nesta terça-feira, 21, um mutirão de atendimento para entrega de certificados aos que participaram de cursos de qualificação e capacitação e que não puderam comparecer à entrega dos certificados. Os convocados devem se dirigir ao posto do Sine Manaus, da avenida Constantino Nery, 1.272 – próximo à sorveteria Glacial -, no bairro São Geraldo, zona Centro-Sul, das 8h às 17h.

    Na ocasião, também será realizado o cadastro dos alunos no Sine Manaus, sendo necessária a apresentação do RG, CPF, comprovante de residência e currículo atualizado.

    Conforme a diretora do Departamento de Qualificação Profissional (DQP) da Semtepi, Rayana Pinho, a ideia é criar um banco de dados com as pessoas que participam dos cursos oferecidos pela secretaria.

    “Conforme a orientação do prefeito David Almeida, e do secretário Radyr Júnior, qualificar é o caminho certo para empregar, iremos fazer um banco de dados com todos os alunos formandos para que, assim, possamos encaminhá-los para uma vaga de emprego”, informa Rayana.

    *Com informações da assessoria

  • Exposição de arte indígena está em cartaz no MAM em São Paulo

    Exposição de arte indígena está em cartaz no MAM em São Paulo

    A mostra “Moquém Surarî: Arte Indígena Contemporânea” está em exposição no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). As obras mostram  histórias da arte, sem tentar encaixar a arte indígena em uma narrativa já convencionada. A exposição reúne pinturas, esculturas e obras em diversos suportes de povos indígenas como Yanomami, Pataxó e Guarani Mbya.

    Com curadoria de Jaider Esbell, artista macuxi, a exposição integra a rede de parcerias da 34ª Bienal de São Paulo. “Queremos reproduzir um estilhaçamento da história da arte e mostrar como esse tipo de relação temporal é cronicamente negado no Brasil, intelectuais indígenas foram rechaçados, seja na arte ou pensamento no Brasil”, disse o curador.

     A mostra apresenta trabalhos de 34 artistas indígenas dos povos Baniwa, Guarani Mbya, Huni Kuin, Krenak, Karipuna, Lakota, Makuxi, Marubo, Pataxó, Patamona, Taurepang, Tapirapé, Tikmũ’ũn_Maxakali, Tukano, Wapichana, Xakriabá, Xirixana e Yanomami. 

    O público terá acesso a obras em suportes diversos, desde desenhos criados por artistas como Ailton Krenak, Joseca Yanomami, Rivaldo Tapirapé e Yaka Huni Kuin; tecelagens de Bernaldina José Pedro; esculturas de Dalzira Xakriabá e Nei Xakriabá; fotografias de Sueli Maxakali e Arissana Pataxó; vídeo de Denilson Baniwa; gravura de Gustavo Caboco; e pinturas de Carmésia Emiliano, Diogo Lima e Jaider Esbell.

    A organização destacou a diversidade do corpo artístico, que reúne artistas de Roraima que refletem sobre os efeitos políticos e territoriais das invasões pecuárias da região, passando por artistas indígenas contemporâneos conhecidos no circuito das artes visuais, além de artistas que não têm relação com o mercado de arte contemporânea, mas são mestres das práticas xamânicas e pajés. A mostra, em cartaz até 28 de novembro, tem entrada gratuita.

    *Com informações da Agência Brasil

  • Silas Câmara anuncia vinda de Bolsonaro a Manaus no dia 27 de outubro

    Silas Câmara anuncia vinda de Bolsonaro a Manaus no dia 27 de outubro

    *Da Redação – Dia a Dia Notícia 

    O deputado federal, Silas Câmara (Republicanos), anunciou por meio das redes sociais a vinda do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), a Manaus no dia 27 de outubro. O presidente vem para a sua quarta passagem pelo Estado. O deputado afirmou que esteve com Jair tratando de assuntos voltados ao Brasil.

    “Nessa tarde, estive com o nosso presidente Jair Bolsonaro, durante nossa audiência tratamos de questões voltadas ao Brasil, principalmente, ao nosso Amazonas. Também tive a confirmação da presença do nosso presidente da República em Manaus/AM, no dia 27 de outubro, onde participará da Convenção Estadual da Assembleia de Deus no Amazonas (Cabd) e da Assembleia Convencional da Cabd”, afirmou.

    Vindas a Manaus

    Ainda em agosto, o presidente Jair Bolsonaro veio até Manaus para participar de inauguração da etapa B do residencial Cidadão Manauara 2, que conta com cerca de 500 apartamentos de interesse social na Zona Norte da capital. As moradias fazem parte do programa habitacional da Prefeitura de Manaus e também integram o programa federal “Casa Verde e Amarela”, que substitui o antigo “Minha Casa, Minha Vida”. À época, David Almeida (Avante) enfatizou que a obra trará dignidade às pessoas. 

    “O governo do presidente Jair Bolsonaro oportuniza a Manaus este feito. O senhor (Bolsonaro) é sempre bem-vindo, e esse povo lhe ama. Nossa prefeitura trabalha para recuperar escolas, habitações, vias urbanas e vamos dar a volta por cima na nossa cidade. Aqui nós temos poderes que trabalham de forma harmônica, o legislativo nos dá a segurança para realizarmos nossas competências. Infelizmente o senhor presidente não tem tido essa tranquilidade”, destacou.

    *Com informações do Portal Em Tempo

  • Prefeitura de Manaus abre inscrições para 100 vagas em cursos de capacitação em Inovação e Indústria 4.0

    Prefeitura de Manaus abre inscrições para 100 vagas em cursos de capacitação em Inovação e Indústria 4.0

    Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com o Instituto Visão Amazônica, abre nesta segunda-feira, 20/9, a partir das 19h, inscrições para vagas gratuitas em cursos de capacitação em Inovação e Indústria 4.0.  Os cursos fazem parte do projeto Manaus Visão Hack Experience. As inscrições serão realizadas até as 23h do dia 10/10, através do link disponível em semtepi.manaus.am.gov.br.

    Serão ofertadas cem vagas para os cursos de Gestão e Propriedade Intelectual, Design de Interface, Blockchain (base de registro de dados) e Automação (teste de software), sendo 25 vagas para cada curso.

    Os cursos são destinados a jovens acima de 18 anos com perfil empreendedor, compreendendo diferentes formações e experiências, que desejam criar negócios de base tecnológica (startups), profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares, designers e empreendedores.

    *Com informações da assessoria

  • ‘Agora terei a oportunidade de apresentar minha defesa’, diz Wilson Lima sobre denúncia aceita pelo STJ

    ‘Agora terei a oportunidade de apresentar minha defesa’, diz Wilson Lima sobre denúncia aceita pelo STJ

    *Da Redação – Dia a Dia Notícia

    Nas redes sociais, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), se manifestou, nesta segunda-feira (20), dizendo que, após a aceitação da denúncia contra o representante estadual no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), vai ter a oportunidade de provar que não cometeu nenhum crime durante o período da pandemia da Covid-19 no Amazonas.

    De acordo com o governador, as acusações contra ele não têm fundamento e tampouco base concreta. “Nunca recebi qualquer benefício em função de medidas que tomei como governador. A acusação é frágil e não apresenta nenhuma prova ou indício de que pratiquei qualquer ato irregular”, afirmou Wilson Lima.

    O representante estadual afirmou que agora terá a oportunidade de apresentar sua defesa e aguardar. “Agora terei a oportunidade de apresentar minha defesa e aguardar, com muita tranquilidade, a minha absolvição pela Justiça. Tenho confiança na Justiça e a certeza de que minha inocência ficará provada ao final do processo”, destacou o governador.

    Denúncia

    Com 12 votos, o STJ aceitou a denúncia contra o governador do Amazonas, o vice-governador Carlos Almeida Filho (PSDB), e mais 14 pessoas, no caso da compra dos respiradores. A expectativa por parte da oposição era de que após a aceitação da denúncia o relator pediria o afastamento de Wilson, o que não aconteceu. Durante o seu voto, Francisco Falcão nem citou a possibilidade disso acontecer.

    No seu voto, o relator, ministro Francisco Falcão, concordou com os apontamentos da acusação para aceitar a denúncia contra 16 dos 18 denunciados. “Considero que a denúncia é apta e existe justa causa para prosseguimento do processo criminal contra o governador Wilson Miranda Lima, como participe no processo criminal, como participe pela prática dos crimes de dispensa de licitação, fraude em licitação, aumento abusivo de preços, peculato”, disse o relator.

    Falcão retirou os nomes do secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Anthony e da ex-secretária de Saúde, Simone Papaiz, pois entendeu que o MPF não apresentou provas concentras ligando ambos no processo de compra dos respiradores.

    Votaram também: Nancyr Andrighi, Laurita Vaz, João Otávio Noronha, Maria Tereza Assis Moura, Herman Benjamin, Jorge Mussi, Luiz Felipe Salomão, Benedito Gonçalves, Raul Araújo, Paulo de Tarso Sanseverinoe, Isabel Gallotti. Os ministros Felix Fischer e Mauro Campbell Marques, não participaram da votação e o presidente da corte, Humberto Martins, só vota em caso de empate.

    Defesa

    A defesa do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), pediu que a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) seja rejeitada. De acordo com o advogado Nabor Bulhões, houve ilegalidade e abuso de poder por parte do ministério na Ação Penal nº 993.

    “Tive a impressão que o Ministério Público estava cuidando de outro processo, mas, na verdade, a iniciativa do órgão ministerial, no caso em que se cuida, é verdadeiramente ilegal e abusiva. (…) volto a frisar que as investigações seriam voltadas para a compra de 28 ventiladores pulmonares, que se transformou, por parte do Ministério Público, em uma multiplicidade de crimes absolutamente incogitável”, ressaltou.

  • Boletim destaca 30 novos casos e óbito por Covid-19 no Amazonas

    Boletim destaca 30 novos casos e óbito por Covid-19 no Amazonas

    A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), por meio do Boletim Diário de Covid-19, edição 534, desta segunda-feira (20) informa o diagnóstico de 30 novos casos de Covid-19, totalizando 426.024 casos da doença no estado.

    De acordo com o boletim foi confirmado 1 óbito por Covid-19, encerrado por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 13.714 o total de mortes.

    O boletim acrescenta ainda que 46.251 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas pelas secretarias municipais de saúde, o que corresponde a 10,86% dos casos confirmados ativos.

    Rede de Assistência

    Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, internados em Manaus há 112 pacientes, sendo 45 em leitos clínicos (5 na rede privada e 40 na rede pública), 67 em UTI (8 na rede privada e 59 na rede pública).

    Há ainda outros 29 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 20 estão em leitos clínicos (2 na rede privada e 18 na rede pública), 8 estão em UTI (2 na rede privada e 6 na rede pública) e 1 em sala vermelha.

    No boletim consta, também, que há outros 8 pacientes internados com Covid-19, na rede pública de saúde do interior do estado, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). São 3 em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 5 em leitos clínicos.

    Banco de dados

    O boletim diário é construído com as informações disponibilizadas diariamente pelas prefeituras municipais, todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados.

    A consolidação dos casos notificados no Amazonas é realizada pela FVS-RCP a partir de informações obtidas em três sistemas: e-SUS Notifica, Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) e o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), até às 10h de cada dia. Em Manaus, foram notificados 674.852 casos, enquanto no interior do estado, o número chega a 547.207.

    Municípios

    Dos 426.024 casos confirmados no Amazonas até esta segunda-feira (20/09), 203.983 são de Manaus (47,88%) e 222.041 do interior do estado (52,12%).

    A capital, Manaus, tem 18 novos casos confirmados. No interior, os 4 municípios que têm casos novos registrados são Itacoatiara (6), São Gabriel da Cachoeira (3), São Sebastião do Uatumã (2) e Presidente Figueiredo (1).

    Óbitos 

    Entre as vítimas em Manaus, há o registro de 9.454 óbitos confirmados em decorrência do novo coronavírus. No interior, são 61 municípios com óbitos confirmados até o momento, totalizando 4.260. Há um novo óbito em Benjamin Constant.

    Medidas preventivas contra a Covid-19

    O uso da máscara de proteção facial, manter a distância entre as pessoas, lavagens das mãos com água e sabão ou a utilização de álcool em gel e a adesão ao grupo prioritário na Campanha de Nacional de Vacinação contra a Covid-19, são as recomenda