Search
booked.net
Search
Close this search box.

17 de julho: Dia de Proteção às Florestas e Dia do Curupira, o protetor delas

O Dia de Proteção às Florestas ou Dia do Protetor das Florestas é celebrado anualmente no dia 17 de julho. Entretanto, muitos preferem passar despercebidos por esse fato ou ignorá-lo propositalmente em virtude dos próprios interesses, sejam eles econômicos ou de consumo.

A nossa Floresta Amazônica é um exemplo disso, pois vem sendo alvo de desmatamento e degradação, há anos! Apesar do esforço das organizações e entidades não-governamentais como o Greenpeace, por exemplo, que lutam para defender não só a Floresta Amazônica, mas sim toda a biodiversidade do planeta, as florestas continuam morrendo e as consequências são desastrosas para todos nós.

Por esse motivo foi criado o Dia de Proteção às Florestas, que tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de equilibrar nossos ecossistemas e preservar o habitat de diversas plantas e animais, para garantir também a nossa qualidade de vida.

Não é à toa que a Floresta Amazônica no Brasil, é chamada de “pulmão do mundo”. Ela é a maior floresta tropical do planeta, com uma biodiversidade incrível de árvores, plantas e animais de todos os tipos. Justamente por isso ela é uma das mais exploradas do mundo, porém de forma degradante.

Devido às nossas formas de consumo e ao crescimento das necessidades humanas, as florestas no geral têm sido ameaçadas por uma destruição descontrolada, culpa também da falta de gerenciamento ambiental adequado.

A degradação das florestas causa:

  • erosão dos solos,
  • prejudica as bacias hidrográficas,
  • destrói e modifica o habitat dos animais fazendo com que eles morram e acabe com a biodiversidade do planeta.

Preservar as florestas é preservar a vida!

Aprendemos isso desde a época da escola, mas parece que não nos damos conta no decorrer da vida.

Provavelmente você deve se lembrar de um personagem folclórico chamado Curupira. Ele era um espírito mágico que habitava as florestas e sua característica marcante era os pés virados para trás e os cabelos vermelhos cor de fogo.

Dia de Proteção às Florestas

Dia de Proteção às Florestas

A lenda diz que o Curupira protege as florestas das agressões humanas, como desmatamento e caça aos animais. Os pés virados serviam para afugentar os humanos, pois davam a impressão de estarem próximos a ele, quando na verdade era o contrário. Dessa forma, os agressores perdiam-se na mata e nunca mais eram encontrados. Além disso, ele tinha poderes para ressuscitar os animais mortos pelo homem, diz a lenda.

Assim como o Curupira, que é apenas um personagem folclórico, existem muitos outros que buscam fazer o mesmo papel, mas que infelizmente perderam suas próprias vidas tentando salvar as florestas.

O Greenpeace, por exemplo, é uma organização não-governamental bastante conhecida que vem lutando há anos contra as destruições do meio ambiente. Eles já fizeram vários documentários para alertar as pessoas e, um deles inclusive, apresenta histórias de outros “Curupiras” que morreram cruelmente tentando impedir que madeireiros ilegais continuem desmatando as florestas de forma inconsequente.

 

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.