*Da Redação Dia a Dia Notícia
Ao menos 30 empresas da Zona Franca de Manaus (ZFM) optaram por antecipar para este mês de outubro as férias coletivas, após a capital registrar a maior seca em 121 anos. Normalmente, as férias são programadas para o mês de dezembro. Cerca de 10 mil a 15 mil trabalhadores serão beneficiados com a medida, aponta o Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal).
De acordo com o presidente da Sindmetal, Valdemir Santana, a principal razão para a antecipação é a escassez de matéria-prima, causada pela suspensão temporária da navegação de navios que transportam insumos para o comércio e fabricação de produtos na ZFM. A suspensão ocorre devido ao baixo nível dos rios.
“Alguns produtos estão com problema, porque houve uma demanda de vendas maior do que estava programado e houve essa seca, que estava programada, mas não assim tão severa. Então, a ideia deles é antecipar as férias coletivas que estavam programadas para depois do dia 10 de dezembro, para agora. Quando chegar a matéria-prima, eles retornam, com o condicional que não haja demissão desses trabalhadores”, disse.
Segundo Santana, até o final desta semana, as empresas que optaram por conceder férias coletivas comunicarão aos sindicatos. A previsão é que o recesso comece na próxima segunda-feira (23).