*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O vice-prefeito José Pedro Freitas Graça, conhecido como Zé Pedro (PSD), assumiu a Prefeitura de Borba, município localizado no interior do Amazonas, na noite deste sábado (27), na Câmara Municipal, após o afastamento de Simão Peixoto (PP), alvo de uma operação do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).
Durante a cerimônia, o novo prefeito fez um breve discurso e prometeu que irá honrar o cargo enquanto ficar à frente do órgão municipal.
“Irei administrar Borba com muito trabalho, dedicação, honradez e responsabilidade”, afirmou Zé Pedro.
Na semana passada, o Ministério Público deflagrou a ação contra Peixoto, que foi afastado do cargo. De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), Simão é acusado de chefiar uma organização criminosa e desviar R$ 29 milhões de recursos públicos em fraudes de licitações no município.
Além disso, há indícios de fraude em procedimentos licitatórios de pelo menos 13 contratos da prefeitura, e ocultação de bens. Os envolvidos são acusados de associação criminosa, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva.
Zé Pedro
Zé Pedro Graça, de 46 anos, é natural de Borba, empresário do ramo de transporte fluvial, casado, pai de três filhos e dois netos. Ele alega conhecer a cidade, seus moradores assim como as demandas locais por ter sido vereador duas vezes e presidente da Câmara Municipal.