O governador Wilson Lima anunciou, na manhã desta quarta-feira (08), o nome de Simone Araújo de Oliveira Papaiz como nova secretária de Saúde do Estado, em substituição a Rodrigo Tobias.
Em pronunciamento online nas redes sociais do Governo, Wilson Lima agradeceu a contribuição de Rodrigo Tobias, doutor em saúde pública que esteve à frente da Susam e que vai se dedicar ao trabalho de pesquisa, também contribuindo com estudos de alternativas de tratamento do Covid-19.
Rodrigo Tobias estava fragilizado no cargo desde o ano passado. No governo, havia informação de que ele seria exonerado em dezembro, mas ele conseguiu chegar até a pandemia.
Em seu discurso, Simone Papaiz demonstrou positividade para enfrentar a pandemia do novo coronavírus no Estado, o qual ela considera ter uma equipe técnica de saúde capacitada. “O Amazonas tem uma equipe de assistência em saúde gabaritada”, afirma a nova chefe da pasta.
A secretária anunciou ainda a antecipação de um projeto chamado “Anjos da Saúde”, que fornecerá 30 assistentes sociais em pontos estratégicos de Manaus, para agregar no atendimento contra a Covid-19. A previsão é que o projeto tenha início na próxima sexta-feira, dia 10.
Simone Papaiz, 45 anos, foi secretária de Saúde de Bertioga, em São Paulo, e trabalhou na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, onde criou o sistema de humanização da saúde estadual. É graduada em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes, tem MBA em Gestão Hospitalar em Sistemas de Saúde pela Fiocruz, é mestre em Farmacologia pela Universidade de Campinas e especialista em Patologia Clínica pela Universidade de Mogi das Cruzes.