*Da Redação Dia a Dia Notícia
O governador do Amazonas, Wilson Lima, visitou, nesta sexta-feira (27), os bastidores da produção do Festival Folclórico de Parintins. Ele esteve nos galpões dos bois Caprichoso e Garantido, onde acompanhou de perto o trabalho de costureiras e outros profissionais essenciais para o sucesso do evento.
Lima destacou o impacto social e econômico do Festival, afirmando que “muitas mulheres e homens tiram o sustento das suas famílias do Festival de Parintins”. O governador ressaltou que a cultura e o talento dos envolvidos garantem a perenidade do evento, que atrai milhares de turistas anualmente.
O Festival é um dos pilares da economia local, gerando mais de 29 mil empregos diretos e indiretos. Somente os bois Caprichoso e Garantido são responsáveis por cerca de 5 mil empregos diretos, envolvendo artistas, músicos, dançarinos e artesãos.
Durante sua visita, Wilson Lima conversou com os trabalhadores, conheceu detalhes da confecção de figurinos e alegorias, e reafirmou o compromisso do Governo do Amazonas com o apoio à cultura popular. Ele visitou cerca de 30 costureiras no galpão do Caprichoso e 10 na Cidade Garantido, além de cumprimentar os paikicés e kaçauerés, responsáveis por conduzir as alegorias, valorizando o trabalho fundamental nos bastidores.