Search
booked.net
Search
Close this search box.

Wilson Lima vence xadrez político de 2022 e põe grupo político de Gilberto Mestrinho em xeque

*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia

Reeleito com mais votos que em 2018, o governador Wilson Lima (União) se consagrou como o grande vencedor das disputas políticas no Amazonas em 2022. Com uma coligação formada por nove partidos e mantendo equilíbrio sobre a disputa nacional, Wilson venceu o senador Eduardo Braga (MDB) no segundo turno e elegeu aliados nas esferas estadual e federal. A vitória do governador põe a escola política formada pelo falecido Gilberto Mestrinho (PMDB) bem próxima do fim.

Eleito pela primeira vez em 1958 e novamente em 1982, ainda na ditadura militar, Gilberto Mestrinho formou um grupo político informal que se revezou no poder por quase quarenta anos. Por 16 anos, Gilberto dividiu o poder com Amazonino Mendes, sua cria política. Amazonino gerou outros “filhotes” que faziam parte desse mesmo grupo: Eduardo Braga, Omar Aziz e José Melo.

A linha de sucessão foi interrompida brevemente com a cassação de José Melo em 2017, fazendo o então presidente da Assembleia Legislativa e atual prefeito de Manaus, David Almeida, ser alçado ao posto de governador. Na eleição suplementar, Amazonino Mendes e Eduardo Braga duelaram, com o veterano saindo vitorioso da disputa.

Entre apoios e desavenças políticas, os cinco governaram o estado por 36 anos. A onda bolsonarista e o anseio por uma “nova política” abalaram o poder do grupo. Em 2018, Wilson Lima derrotou Amazonino Mendes no segundo turno e deu o pontapé inicial para que um novo grupo político entrasse no jogo. No Senado, Eduardo Braga por pouco não foi rechaçado, ganhando a segunda vaga por uma diferença de 25 mil votos do terceiro colocado, Luiz Castro.

Quatro anos depois, o “grupo de Gilberto” se desfez quase que completamente. Governador por quatro mandatos, Amazonino Mendes não conseguiu chegar ao segundo turno pela primeira vez em sua carreira política. Candidato ao Senado, Arthur Neto (PSDB), outro nome considerado “velha política”, perdeu os votos da direita para Coronel Menezes (PL) e terminou em terceiro lugar. Com a idade avançada e perda de capital político, a aposentadoria dos dois é dada como certa.

Omar Aziz (PSD), ainda que coligado com Eduardo Braga em 2022, tem bom trânsito com Wilson Lima e com os prefeitos que apoiam o governador. Como resultado, foi reeleito para mais oito anos, se distanciando de seu antigo grupo político.

Vitorioso em 2022, Wilson já se movimenta para emplacar seus aliados em outras esferas na política. O vereador de Manaus Caio André (PSC), que foi seu secretário de Esportes, foi eleito presidente da Câmara Municipal. Na Aleam, o deputado estadual Roberto Cidade (União) se encaminha para ser reeleito presidente da casa por mais dois anos. Na Associação de Municípios do estado, o prefeito de Rio Preto da Eva foi aclamado presidente com apoio de Wilson e David Almeida.

Eduardo Braga é o único, atualmente, que faz oposição aberta a Wilson Lima. Com mandato até 2026, o senador está em uma posição de xeque no tabuleiro político. A tendência é que Wilson Lima seja candidato ao Senado e apoie David Almeida para o governo do Amazonas. Caso Braga não consiga a reeleição, o grupo político de Wilson Lima sai vitorioso e encerra a história da escola política de Gilberto Mestrinho.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.