*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O candidato à reeleição a governo do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) participou de um encontro com cerca de 600 idosos, e recebeu apoio dos grupos da terceira idade, nesta quarta-feira (17) no Atlético Rio Negro Clube, localizado no Centro, zona sul da cidade. O café da manhã contou com idosos da região metropolitana de Manaus.
Wilson foi calorosamente recebido e exaltou o animo dos presentes no local
“Todas as vezes que a gente está do lado de um idoso, pelo menos eu sou assim, eu enxergo a minha avó, que viveu até os 93 anos; enxergo a minha mãe, que tem 73 anos; e eu trabalho e torço para que um dia eu também possa chegar lá. É muito revigorante começar o dia com vocês, com essa animação. Quando vejo a disposição de vocês, as minhas energias se renovam”, relatou o governador.
O trabalho dos profissionais como, assistentes sociais, psicólogos, professores de educação física, fisioterapeutas foram exaltados na ocasião pela autoridade do estado, além disso, foram abordados os projetos Saúde do Idoso Ativo e o Ônibus do Idoso.
A aposentada e integrante do grupo de idosos do bairro Grande Vitória, na zona Leste, Maria Auxiliadora Pereira de 68 anos, agradeceu o trabalho fornecido em relação aos grupos da melhor idade.
“A gente já estava há três anos sem esses projetos, a gente trabalhava com nosso próprio suor, cada um ajudava com a quantia que podia, para não deixar os grupos pararem. Os nossos grupos de idosos, que são mais de 60, estão com o governador Wilson Lima”, disse Auxiliadora

Outros projetos
Entre as ações implementadas para a terceira idade, Wilson Lima também instituiu o programa Idoso Empreendedor, em 2021, que oferta microcrédito para que idosos de baixa renda, com idade igual ou superior a 60 anos, afim de iniciar ou ampliar os próprios negócios. Neste ano, mais de mil idosos buscaram atendimento do programa.
Além disso, foi ampliado o Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic), que garante direitos a esse público, para municípios estratégicos, como Parintins, Maués, Humaitá, Tefé e Tabatinga.
As ações do projeto RespirAR, também atendem cerca de 3 mil idosos nos 7 Centros Estaduais de Convivência da Família, com atividades nas áreas de assistência social, esporte, lazer, cultura e saúde.
Wilson também sancionou, neste ano, a lei que institui a campanha de inclusão digital destinada à pessoa idosa. Somando a isso, o grupo conta com a capacitação em áreas de artesanato, música e idiomas, por meio da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI).