Search
booked.net
Search
Close this search box.

Wilson Lima renuncia impostos da indústria em troca da geração de dois mil empregos na Zona Franca de Manaus

Foto: Diego Peres/Secom
*Da Redação Dia a Dia Notícia

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União), assinou 66 decretos renunciando o recebimento de R$ 2 bilhões em impostos de indústrias da Zona Franca de Manaus. Os incentivos fiscais devem gerar dois mil novos postos de trabalho no Polo Industrial em até 18 meses, além de investimentos diretos no setor estadual. O acordo foi firmado nesta sexta-feira (17/2) em reunião na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). O governador ressaltou que tem como compromisso “fazer com que a Zona Franca se fortaleça cada vez mais”.

Entre os 66 decretos assinados por Wilson Lima estão 40 projetos de diversificação, 22 de implantação, dois de alteração e dois de atualização industrial. A medida deve beneficiar os segmentos de termoplástico, informática, componentes eletrônicos, componentes metálicos, eletrônicos e alimentação.

Na ocasião, o presidente da Fieam, Antonio Silva, agradeceu ao governador por criar um ambiente de negócios propício aos investimentos, bem como parabenizou Pauderney Avelino, titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), órgão responsável pela análise e concessão dos incentivos fiscais em âmbito estadual.

“Os 66 decretos assinados, hoje, tratam-se de empresas que estão se implantando, diversificando suas linhas ou ampliando suas produções. Esse é o primeiro passo para que possamos gerar emprego e renda para a população amazonense”, enfatizou Silva, que também demonstrou sua preocupação a acerca das discussões da Reforma Tributária que propõe alterações substanciais no arcabouço tributário do país.  “Essas mudanças têm forte impacto sobre a Zona Franca de Manaus, principalmente no Polo Industrial de Manaus, nosso principal vetor de desenvolvimento socioeconômico, alicerçado, fundamentalmente, sobre uma política de incentivos fiscais”.

Pauderney aproveitou a oportunidade para destacar 35 novos projetos de ampliação e diversificação previstos para aprovação até o dia 7 de março. Juntamente com os decretos assinados hoje, somarão pouco mais de cem projetos liberados em menos de dois meses de trabalho.

Também estiveram presentes na reunião os deputados federais Capitão Alberto Neto (PL), Fausto Junior (União) e Saullo Vianna (União); o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (União); o deputado estadual Adjuto Afonso (União), além de representantes de entidades empresariais e de empresas do PIM.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.