*Da Redação Dia a Dia Notícia
Nesta sexta-feira (14), o governador do Amazonas, Wilson Lima, reforçou aos deputados federais que fazem parte do grupo de trabalho que trata da reforma tributária, a importância de manter a competitividade da Zona Franca para manutenção dos empregos gerados no estado. Os parlamentares visitaram a fábrica da Honda, no Distrito Industrial, zona Sul da capital.
O governador argumentou que a ZFM emprega, direta e indiretamente, cerca de 500 mil pessoas e que a indústria representa em torno de 30% do Produto Interno Bruto (PIB), além de 47% de arrecadação de ICMS do Amazonas.
No final, essa atividade representa 70% da economia do estado do Amazonas. O apelo que fiz conversando com eles é que sejam mantidos os incentivos da Zona Franca de Manaus, mas não só no texto da reforma tributária, mas entenda que é preciso que seja garantida a competitividade das empresas que estão aqui no sentido de continuar inovando”, afirmou Wilson Lima.
Além do governador, estiveram presentes na visita o prefeito de Manaus, David Almeida, dirigentes da Honda, oito integrantes do grupo de trabalho, incluindo o coordenador Reginaldo Lopes e o relator Aguinaldo Ribeiro.
“O Brasil precisa olhar para as particularidades e aqui é um modelo consolidado. Toda a nossa reforma parte do pressuposto de ampliar a segurança jurídica através da segurança tributária de um sistema não judicializado”, avaliou o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), coordenador do grupo.
Wilson Lima também destacou que sua opção será sempre o diálogo e que o Amazonas não pode ficar de fora dessa discussão, e que precisa ter a competitividade assegurada para a manutenção de mais de 100 mil empregos diretos.