Search
booked.net
Search
Close this search box.

Wilson Lima provoca dono da Amazon e diz que empresa ‘usa o nome sem pagar o ideal’

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União), fez uma provocação ao bilionário Jeff Bezos, dono da multinacional Amazon. Durante o primeiro dia da reunião anual do GCF Task Force, em Manaus, o chefe do executivo estadual afirmou que a empresa “usa o nome Amazonas sem pagar o ideal”, ressaltando que Amazônia “é o nome mais importante que tem no planeta”.

“É preciso olhar para a Amazônia não apenas com os olhos do mercado, não apenas como o nativo pra se lucrar, tem que olhar para a Amazônia para valorizar quem mora na Amazônia”, disse Wilson.

O governador exibiu um vídeo no qual a própria floresta “fala” com o bilionário. A peça mostra o valor incalculável da Amazônia, destacando que é impossível cuidar do bioma sem cuidar das pessoas que vivem nele. A produção também convida Jeff Bezos a visitar a Amazônia.

 

Em sua fala após a exibição do vídeo, Wilson Lima falou que “é muito fácil estar em Nova Iorque, estar em Londres, estar em Dubai, em qualquer outro lugar do mundo, no sul e no sudeste e fazer uma declaração de ano que protege a Amazônia”.

“A gente não precisa disso, a gente precisa de pessoas que possam trazer para cá investimentos, de países que possam transferir tecnologia, que possam solucionar o problema da água no interior, o problema da fome, resolver a questão das estradas, garantir ajudar o governo do estado do Amazonas e os outros estados da Amazônia”, pontuou o governador.

Contudo, o governador relembrou uma visita de Jeff Bezoz à Amazônia colombiana ocorrida em 03 de março. Durante a viagem, o bilionário sobrevoou a floresta ao lado do presidente da Colômbia, Iván Duque, e afirmou que pretende lutar pela preservação dela. Wilson Lima destacou que “a iniciativa do dono da Amazon […] parece atrasada, mas é muito bem-vinda. Todo e qualquer esforço de apoio a essa causa deve ser comemorado”.

Ações ambientais

O governador lembrou, ainda, que o Estado tem tomado uma série de iniciativas para continuar mantendo os altos índices de preservação da floresta. De acordo com dados do instituto MapBiomas, o Amazonas é o estado com maior cobertura natural do Brasil, 98,19%.

“Estamos lançando hoje um programa de pagamento por serviços ambientais, o Guardiões da Floresta. Catorze mil famílias que vivem nas 28 Unidades de Conservação administradas pelo Governo do Amazonas receberão pagamentos mensais para ajudar a preservar a floresta. Com isso, estamos combatendo a pobreza ao mesmo tempo em que estamos ajudando a manter a floresta em pé”, afirmou.

Wilson Lima destacou, ainda, que a sustentabilidade, o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental, só serão alcançados quando o mundo desenvolvido entender, que não é possível preservar a floresta sem se preocupar com as pessoas que nela vivem.

“Nós que vivemos na Amazônia não aceitamos mais ser vilanizados pela destruição da Floresta. Pessoas que não vivem aqui, que nunca pisaram aqui, acham que podem, pelas redes sociais, nos dar lições sobre como cuidar de um patrimônio que tem dono: o povo que vive na Amazônia”, finalizou.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.