*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O governador do Amazonas Wilson Lima, participou da reunião de acolhida a Dom Leonardo Steiner, cardeal da Amazônia, neste sábado (03), na Catedral Metropolitana de Manaus Nossa Senhora da Conceição, no Centro da cidade. O evento ocorreu após o encontro do arcebispo com o Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no dia 27 de agosto.
Além disso, esse é o primeiro evento do religioso após oficialização como cardeal. A coroação de um arcebispo é um fato inédito não somente para o Norte do país, como também para o estado do Amazonas. Esta é a primeira vez que Manaus tem representatividade no mais alto clero da Igreja Católica Romana.
Wilson Lima ainda destacou que esse é um importante momento para a região da Amazônia, pois tem chamado atenção da Igreja e de todo mundo.
“É um momento importante para a Amazônia, porque o Papa faz mais um gesto da preocupação com o povo que mora aqui, da estratégia que tem a Amazônia para o mundo. A Igreja Católica fez um gesto muito significativo em 2019, com o Sínodo da Amazônia e, agora, a gente tem um conselheiro que vai ser a voz do negro, do caboclo, do ribeirinho e do indígena que mora aqui nessa região” afirmou Lima.
A cerimônia também contou com a presença do prefeito de Manaus, David Almeida, das lideranças da Igreja Católica, de outros político do estado e de representantes do Poder Judiciário, Ministério Público.
O cardeal, em sua fala, ressaltou o compromisso do Papa Francisco com a região amazônica e que isso é motivo para um maior empenho com a região e com a igreja em geral.
“A criação de um cardeal para a região amazônica mostra a proximidade do Papa Francisco para com toda a sua região. Fazer presente aqui nesta solenidade e ser recebido por todas as autoridades é um sinal para trabalharmos e servirmos para o bem do povo de Deus”, afirmou o Steiner.
Foto: Divulgação
Sobre o cardeal
Dom Leonardo Ulrich Steiner nasceu em 6 de novembro de 1950, em Forquilhinha, Santa Catarina. Ingressou seus trabalhos na da Igreja Católica em 20 de janeiro de 1972. No ano de 2019, foi nomeado arcebispo da Arquidiocese de Manaus, tomando posse em 31 de janeiro de 2020.
Atualmente ele é o presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além de primeiro vice-presidente da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama).