*Da Redação Dia a Dia Notícia
O governador Wilson Lima lançou, nesta segunda-feira, 26, durante a “Expo Saúde Amazonas: Tecnologia, Gestão e Resultados”, o portal Saúde AM em Tempo Real, ferramenta de monitoramento de dados da rede hospitalar. A feira de exposição também apresenta durante todo o dia as principais transformações realizadas pelo Governo do Amazonas na rede de saúde estadual durante desde 2019 e acontece no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.
Durante a abertura do evento, o governador destacou a importância do Saúde AM em Tempo Real para dar mais agilidade e um melhor atendimento ao usuário da rede estadual.
“Colocamos esse portal à disposição da imprensa, dos órgãos de controle, do parlamento para que possam acompanhar em tempo real tudo que acontece na área da saúde. O cidadão também pode acompanhar. Essa ferramenta coloca o tempo de espera nas unidades de saúde. Isso é fundamental para o paciente na hora de tomar uma decisão sobre qual unidade ele deve procurar. Além de, naturalmente, acompanhar os números de atendimentos e os serviços que o estado está fazendo”, destacou o governador.
O portal Saúde AM em Tempo Real, integra dados da rede hospitalar e dos indicadores epidemiológicos, reforçando a transparência e a gestão baseada em dados. A ferramenta mostra, em tempo real, o movimento nas unidades de saúde da capital, indicadores como atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito e um ‘mapa de calor’ com a intensidade da demanda nos serviços de pronto atendimento de Manaus.
Acesse saudeamemtemporeal.saude.am.gov.br
O painel também inova na forma de apresentar os indicadores epidemiológicos da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), disponibilizados no Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do SUS (Cieges). A plataforma ficará disponível ao público no Portal da Transparência do Governo do Amazonas e também em uma versão customizada para gestores da área da saúde, para planejamento e tomada de decisão.
Participaram do lançamento o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), deputado estadual Roberto Cidade; os deputados estaduais Cabo Maciel, Alessandra Campelo e Professora Jacqueline; os vereadores de Manaus Diego Afonso, Alan Campelo e Glória Carratte; a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud; o presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), Anderson Sousa; prefeitos de municípios do interior; além de demais secretários de Estado, representantes dos órgãos de controle, do Poder Judiciário e lideranças comunitárias.
Expo Saúde AM
O governador ressaltou que a Expo Saúde Amazonas mostra, de forma prática e integrada, como tecnologia, inovação e gestão vêm sendo usadas para ampliar o acesso da população, reduzir o tempo de espera e dar mais eficiência aos serviços públicos de saúde.
“Nós fizemos questão de colocar um showroom de tudo que estamos fazendo na área da saúde. O que está aqui não é o que vamos colocar, não é inteligência artificial, não é montagem. Isso está dentro das nossas unidades. É desafiador fazer saúde no estado do Amazonas, mas é possível sim a gente melhorar o serviço de saúde como temos feito. Estamos entregando uma saúde melhor do que antes”, afirmou o governador Wilson Lima.
A exposição reúne soluções tecnológicas, programas, experiências e serviços inovadores que trouxeram mais resolutividade aos serviços e colocaram o Amazonas em evidência em termos de avanço no setor. Ao todo, 14 estandes representam unidades e serviços da rede estadual, com experiências interativas, demonstrações tecnológicas e vídeos exibidos em totens espalhados pelo ambiente.
Os workshops contam com a participação direta de órgãos de controle, do sistema de Justiça e de instituições parceiras, como o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), Procuradoria-Geral do Estado (PGE-AM), Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), Tribunal de Contas da União no Amazonas (TCU-AM), Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), Controladoria-Geral do Estado (CGE-AM), Rede de Ouvidorias do Amazonas e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus).
