*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O governador Wilson Lima, apontou a intensificação de vistoria nos trabalhos referentes a infraestrutura, saúde, educação. O pacote de obras do Governo do Estado soma 169 projetos em fase de execução. Ele destacou que na capital e no interior do Amazonas “em menos de quatro anos entregamos 246 obras em áreas prioritárias”, comemorou a autoridade.
Na capital, Manaus, o investimento está na conclusão dos anéis viários Leste e Sul, que receberam a visita de Wilson, além das construções de pontes em 16 bairros e a revitalização de 37 unidades de saúde. Já no interior, existe a reforma da AM-010, rodovia estadual vital para a economia do estado, que liga a capital aos municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara. Para o governador, os setores primários devem ser entregues em 2023.
“A gente tem muitas entregas para fazer, temos um projeto da construção de pontes, já tem algumas pontes que estão em construção. A gente tem o canteiro de obras da Manaus 2000, que começou. Nos próximos dias, a gente começa a montagem do canteiro de obras da Sharp na zona leste. Tem entregas do setor primário, temos muitas entregas que vamos fazer até o final desse ano”, enfatizou Lima.
Ainda segundo o gestor,as obras em todo o estado são importantes para gerar emprego, renda e movimentar a economia, além de melhorar a vida da população.
“A AM-010 é um exemplo disso. Só lá estamos gerando cerca de 8 mil empregos. Temos 11 frentes de trabalho, e a via hoje está trafegável, a gente conseguiu diminuir em pelo menos uma hora o trajeto entre Manaus e Itacoatiara. A gente está iniciando o período chuvoso, e a população não terá problema de trafegabilidade, porque temos uma equipe que vai ficar de forma permanente recuperando aqueles trechos que possam apresentar dificuldades”, afirmou Wilson.
As referidas obras alcançam 36% de execução e geram mais de 2 mil empregos. O Anel Viário Sul, e o Anel Leste vão desafogar o trânsito de carretas nas avenidas Rodrigo Otávio e Efigênio Salles, ao dar acesso ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e às rodovias BR-174 e AM-10. As duas vias, juntas, somam 27 quilômetros de extensão.
Anel Leste
O Anel Leste tem 5 quilômetros pavimentados. Ele inicia no trevo da avenida dos Oitis e termina na avenida Margarita, no trecho compreendido da Reserva Florestal Adolpho Ducke. A obra gera 2.066 empregos. Já foram aplicadas mais de 4 mil toneladas de asfalto nos trechos Reserva Ducke e Trevo Oitis. O investimento é de R$ 317 milhões.
Anel Sul
O Anel Sul tem 8,7 quilômetros de extensão, dos quais já foram executados 4,1 quilômetros. Os outros 4,6 quilômetros serão entregues neste ano. Com a geração de 884 empregos, o projeto já alcança 85% de execução. O complexo liga o viaduto Lydia da Eira Corrêa, na confluência das avenidas Torquato Tapajós e do Turismo até altura do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam).