*Da Redação Dia a Dia Notícia
O governador Wilson Lima inaugurou, nesta segunda-feira (7), quatro novas salas de Telessaúde nos municípios de Manaquiri, que fica a cerca de 60 quilômetros de Manaus, e Careiro Castanho, localizado a aproximadamente 102 quilômetros da capital. Com as novas unidades, o programa Saúde AM Digital passa a atender 21 municípios com estruturas fixas de telemedicina, ampliando o acesso da população a consultas e exames especializados, principalmente para quem enfrenta dificuldades com o uso de aplicativos ou acesso à internet.
Na inauguração, Wilson Lima destacou que o serviço de Telessaúde já está disponível nos 62 municípios do Amazonas, por meio do aplicativo Saúde AM Digital. No entanto, as telessalas foram criadas para atender pessoas, que não conseguem utilizar a plataforma virtual ou têm pouco acesso à internet.
“Essas salas são um reforço para garantir que ninguém fique sem atendimento por conta de dificuldades tecnológicas. Se o paciente não conseguir usar o aplicativo, ele pode vir até a telessala para ser orientado ou atendido no local”, afirmou o governador.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do deputado federal Silas Câmara, dos deputados estaduais Alessandra Campêlo, Cabo Maciel e Sinésio Campos, além da secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, e dos prefeitos Nelson Nilo (Manaquiri) e Mara Alves (Careiro Castanho).
Em Manaquiri, as telessalas foram instaladas na UBS Dr. Alfredo Augusto Pereira Santos, com uma estrutura que atenderá cerca de 17,1 mil pessoas. No Careiro Castanho, o espaço foi montado no Centro de Atendimento Darcy Dantas Dourado, beneficiando mais de 30,7 mil moradores.
Atualmente, o Amazonas conta com 59 telessalas em operação, entre a capital e o interior. As especialidades ofertadas pelo programa incluem cardiologia, psiquiatria, neurologia, ortopedia, urologia, ginecologia, pediatria, endocrinologia, dermatologia, psicologia, nutrição e neuropediatria.
O serviço de Telessaúde também disponibiliza suporte técnico via assistente virtual pelo WhatsApp (92) 3190-1504, orientando os pacientes sobre agendamentos e o uso da plataforma digital.
O vigilante Paulo Lira, morador de Manaquiri, foi um dos primeiros atendidos pela teleconsulta no município. “Fiquei muito satisfeito. Estava esperando uma consulta desde fevereiro e com a Telessaúde foi tudo rápido. É uma iniciativa muito boa para a população”, avaliou.
O programa Saúde AM Digital integra o plano de regionalização da saúde e busca ampliar o acesso a serviços especializados em todo o estado, especialmente em localidades mais distantes da capital.
