*Da Redação Dia a Dia Notícia
O governador Wilson Lima (União) conseguiu colocar mais um aliado na direção de um partido político no Amazonas. Após articular a presidência de Rodrigo Sá na direção estadual do Progressistas (PP), o chefe do executivo amazonense conseguiu emplacar o empresário Herval Tapajós Folhadela na presidência do Podemos, após a saída do ex-vice-governador Henrique Oliveira da legenda.
Folhadela é diretor-executivo do jornal A Crítica e possui ligações diretas com pessoas próximas ao governador, o qual trabalhou no grupo por muitos anos como apresentador do programa policial Alô Amazonas.
Com mais dois partidos em sua órbita, o governador aumenta sua capacidade de negociação e pode empoderar ainda mais seus aliados, como o prefeito David Almeida (Avante). Os dois firmaram um acordo nas últimas eleições no qual David indicou Tadeu de Souza (Avante) para ser o vice-governador na chapa de Wilson. Em troca, o governador reeleito deve indicar o vice de Almeida nas eleições municipais de 2024.
Situação do partido
No estado, o Podemos é representado pelos vereadores Roberto Sabino e Rodrigo Guedes na cidade de Manaus. Nas eleições de 2022, o partido não conseguiu eleger deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Amazonas.
Atualmente, o Podemos possui doze deputados federais e quatro senadores. O número de deputados pode aumentar ainda mais com a incorporação do Partido Social Cristão (PSC) e a possível união do Podemos à federação formada pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), do senador Plínio Valério, e do Cidadania, do deputado federal Amom Mandel.