*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O levantamento divulgado pelo instituto Quaest Consultoria apontou que o governador Wilson Lima (União), candidato à reeleição, é o favorito entre os eleitores do ex-presidente Lula (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL), ambos candidatos ao Palácio do Planalto. O ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) é o segundo colocado, seguido pelo senador Eduardo Braga (MDB). A pesquisa reflete outros levantamento eleitorais, que mostram Wilson Lima liderando a corrida para o Governo do Amazonas, Amazonino na vice-liderança e Braga na terceira colocação.
A pesquisa aferiu os apoios dos candidatos à Presidência da República. Segundo a Quaest, 37% do eleitorado amazonense prefere a vitória de um candidato mais ligado a Lula, 30% de um candidato nem ligado a Lula, nem a Bolsonaro e 28% prefere que vença um candidato ligado a Bolsonaro.
5% não responderam ou não souberam informar.
Comparando com as intenções de voto para governador, Wilson lidera entre os três grupos de eleitores analisados pelo levantamento da Quaest. Entre os eleitores de Lula, contudo, há um empate técnico entre Wilson, Amazonino e Braga, bem como entre os eleitores que preferem um candidato sem ligação com Lula ou Bolsonaro.
Quaest: Lula lidera intenções de voto no Amazonas, com doze pontos à frente de Bolsonaro
Eleições 2022: Wilson Lima abre vantagem de 8 pontos em relação a Amazonino Mendes
Entre os eleitores do atual presidente, Wilson Lima vence com larga vantagem, possuindo quase o dobro da preferência por Amazonino Mendes. O senador Eduardo Braga, candidato de Lula ao governo do Amazonas, é o menos preferido entre os três primeiros colocados, chegando a empatar tecnicamente com Ricardo Nicolau (Solidariedade).
Ainda que haja preferência por candidatos ligado aos presidenciáveis, boa parte do eleitorado não considera isso um fator de importância. O levantamento da Quaest mostra que a maioria dos eleitores de Bolsonaro não se importa com apoio do presidente a um candidato ao governo. Entre os eleitores de Lula, há um equilíbrio entre os que consideram muito importante e entre os que não veem importância.
Outro dado de destaque é que 26% dos eleitores de Lula e de Bolsonaro veem o apoio como importante, mas dizem que não é fator decisivo na escolha do candidato ao governo estadual.
A pesquisa foi contratada pela Rede Onda Digital e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número AM-08471/2022 e BR-04922/2022, com a coleta de dados sendo realizada entre 7 e 11 de setembro. No total foram ouvidos 1.2 mil eleitores em 23 municípios do Amazonas. O nível de confiabilidade da pesquisa é de 95%.