*Da Redação Dia a Dia Notícia
O governador do Amazonas Wilson Lima (União) negou que haja um impasse na escolha de seu vice para as eleições de outubro deste ano. Contudo, o chefe do executivo estadual ressaltou que o período de escolher quem ocupará o posto ainda não chegou.
Durante entrevista ao programa Boa Noite, Amazônia, o governador foi questionado pela jornalista Paula Littaif (da Revista Cenarium) se havia algum impasse na escolha de seu vice. Wilson Lima afirmou que no momento não há impasse e ressaltou que é preciso “fazer uma composição de uma chapa […] que tenha alguém que possa colaborar, que possa ajudar a construir um estado melhor”.
Perguntado se sua primeira opção era o ex-secretário de Limpeza Pública de Manaus, Sabá Reis (Avante), o governador reiterou que isso só será decidido na época das convenções partidárias, que começam “a partir do dia 15 de julho. Não tem impasse agora”.
O governador está rompido com seu atual vice, Carlos Almeida (PSDB), desde 2020. O destino político de Almeida permanece uma incógnita.
Confira o vídeo:
Possibilidades
Além de Sabá Reis, o governador tem outros três nomes no radar para ocupar o cargo de vice: a ex-secretária de Saúde de Manaus, Shádia Fraxe (Avante); o ex-secretário da Casa Civil de Manaus, Tadeu de Souza (Avante); e o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (PP).
Independentemente de quem escolher, a palavra final será do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). Os dois firmaram uma aliança eleitoral com a condição de que o chefe do executivo da capital indicasse quem ocuparia o cargo de vice-governador na chapa de Wilson Lima.