Search
booked.net
Search
Close this search box.

Wilson Lima critica governador de Minas Gerais por falas contra o Norte e Nordeste

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O governador Wilson Lima (União) criticou as falas do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que anunciou a criação de um consórcio de governadores do Sudeste e Sul contra as regiões Norte e Nordeste, além de defender uma união da direita contra a esquerda. Wilson afirmou que a declaração de Zema é perigosa por estimular ‘um cabo de guerra entre as regiões’ e pontuou que, assim como o mineiro, é um político de direita.

“Uma declaração dessa é muito ruim porque porque a pobreza se concentra no Norte e no Nordeste. Sul e Sudeste não querem abrir mão do que eles têm em termos de competitividade, mas é necessário um equilíbrio. É muito perigoso estabelecer um cabo de guerra entre as regiões e colocar uma população contra a outra”, afirmou Wilson.

Em entrevista ao jornal Estadão, Romeu Zema afirmou que os gestores do Sul e Sudeste querem protagonismo na política e na economia. O governador defendeu ação em bloco para evitar perdas para outras regiões.

“Ficou claro nessa reforma tributária que já começamos a mostrar nosso peso. Eles queriam colocar um conselho federativo com um voto por estado. Nós falamos, não senhor. Nós queremos proporcional à população. Por que sete estados em 27, iríamos aprovar o quê? Nada. O Norte e o Nordeste é que mandariam. Aí, nós falamos que não”, disse Zema.

O novista também criticou a criação de um fundo de combate à pobreza exclusivo para as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte, afirmando que o Sul e o Sudeste também possuem desemprego, comunidades e que precisam de “ações sociais”.

Zema afirmou ainda que as regiões nunca tiveram protagonismo político, apesar de São Paulo e Minas Gerais terem eleito presidentes durante todo o início do período republicano, prática que ficou conhecida na historiografia como ‘política do café com leite’, em referência aos produtos fabricados nos dois estados à época.

O mineiro recebeu apoio do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e foi criticado pelo governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), presidente do Consórcio Nordeste. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), aliado do presidente Lula (PT), afirmou que as falas de Zema eram opinião pessoal do governador.

“Sobre a entrevista do Governador Zema (MG) para o jornal Estado de SP, é importante deixar claro que é sua opinião pessoal. O ES participa do Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste) para que ele seja um instrumento de colaboração para o desenvolvimento do Brasil e um canal de diálogo com as demais regiões”, escreveu em suas redes.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.