O governador do Amazonas, Wilson Lima (União), anunciou a realização do 55º Festival Folclórico de Parintins nos dias 24, 25 e 26 de junho deste ano, mantendo a tradição do último fim de semana do mês. O anúncio aconteceu nesta sexta-feira (11/03), no palco do Teatro Amazonas, em uma cerimônia com os bois-bumbás Caprichoso e Garantido para oficialização do patrocínio da Coca-Cola Brasil para as agremiações em 2022.
O governador anunciou, ainda, que o repasse do Estado para os bois-bumbás será o dobro em relação a 2019, considerando os impactos que as agremiações tiveram com a não realização do festival nos últimos dois anos e a importância do evento na geração de emprego e renda e para o reaquecimento da atividade econômica em Parintins, duramente afetada pela pandemia da Covid-19. Serão repassados R$ 10 milhões, sendo R$ 5 milhões para cada boi-bumbá.
“O Governo do Amazonas tem trabalhado muito para combater a fome e eu não vou medir esforços para fazer as coisas acontecerem. E eu vou fazer tudo o que for possível, dentro dos limites legais e orçamentários, para investir na cultura e em todos os segmentos importantes que geram emprego e renda”, ressaltou Wilson Lima.
O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, afirma que o apoio ao festival é uma forma de reerguer a economia do município após dois anos sem a realização do evento.
“O festival vai além da festa, ele é fundamental para o desenvolvimento econômico não só do município de Parintins mas também do estado, uma vez que ele movimenta uma parcela da economia com a vinda de turistas, com a geração de trabalho e renda, com a melhoria estrutural da cidade”, ressaltou Marcos Apolo.
Segundo o diretor de relações governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca, a empresa reafirma seu compromisso com a cultura amazonense. Ele explica que o apoio ao Festival Folclórico de Parintins já ultrapassa duas décadas e, nos dois últimos anos, mesmo sem a realização da festa, os artistas e trabalhadores da cultura tiveram o suporte e o apoio da Coca-Cola e do Governo para reduzir os impactos negativos da pandemia. Neste ano, o patrocínio da empresa para o festival será de R$ 2,5 milhões, sendo R$ 1,250 milhão para cada agremiação.
“A gente está muito alegre de retomar, levar esperança, alegria para Parintins e tenho certeza que vamos fazer o maior festival de Parintins de todos os tempos. Isso que a Coca-Cola vai estar apoiando e estar fazendo”, disse Victor Bica.
Os presidentes dos bois-bumbás também agradeceram o retorno das festividades.
“Uma esperança de economia para Parintins, alegria do povo, principalmente do povo vermelho da Amazônia, que vai poder se apresentar no bumbódromo e, se Deus quiser, alegrar a vida da nossa nação”, ressaltou o presidente do boi-bumbá Garantido, Antônio Andrade.
“Lutamos tanto pela Zona Franca de Manaus e o Festival de Parintins é a zona franca de Parintins. É um espetáculo maravilhoso que a gente apresenta todos os anos e que isso gera muitos empregos”, destacou o presidente do boi-bumbá Caprichoso, Jander Lobato.
O Governo também anunciou um calendário de atividades que antecedem o Festival. No dia 24 de março será o lançamento do Festival na Arena do Bumbódromo, em Parintins; nos dias 25 e 26 de março, está programada a realização do Carnaboi, em Manaus, abrindo a temporada que continua com os ensaios dos bumbás, a partir do dia 2 de abril.