*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O governador do Amazonas Wilson Lima (União) afirmou que os professores terão reajuste salarial, mas o índice a ser apresentado ainda será decidido, já que os trabalhadores reivindicam 25% de reposição. A fala ocorreu nesta quarta-feira (17), em entrevista a uma emissora de TV local. “O Estado teve queda de arrecadação. Vamos avaliar o percentual a que a gente consegue chegar para a educação”, disse o governador.
Conforme Wilson, existem estudos na atual gestão para amenizar os gastos com pessoal e apresentar redução entre 3% e 4%. “O Brasil como um todo enfrenta dificuldades. Em abril, por exemplo, o estado teve queda de arrecadação. Vamos avaliar o percentual a que a gente consegue chegar para a educação”, afirmou Lima.
Além disso, o governador salientou os investimentos no Fundeb: “quero reassumir meu compromisso com os professores. Foi no meu governo que foi pago o maior valor do Fundeb e vamos chegar a um acordo”, alegou Wilson.
Sobre a greve
Nesta quarta-feira, os profissionais da educação realizaram uma greve em frente à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) mesmo após decisão judicial que proibiu a ação no Estado. Os professores reivindicam a reposição salarial dos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023, o aumento do vale alimentação, do auxílio localidade além das progressões por titularidade e tempo de serviço desde 2018.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), a Comissão de Educação da Assembleia apresentará uma contra proposta de reajuste salarial aos professores.
*com informações do Amazonas Atual