*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Governo do Amazonas Wilson Lima (União) ofereceu 15% de reajuste salarial para os professores e alegou que é a proposta final para os profissionais que estão em greve desde o dia 17 de maio, no Estado. Anteriormente foi oferecido 14% aos educadores, que rejeitaram os valores.
De acordo com informações, o gestor anunciará publicamente que o aumento também rejeitado é o limite dos cofres públicos. Após uma reunião nessa quarta-feira (31), o Governo do Amazonas afirmou aos professores que este é um reajuste maior do que ocorre em outros estados.
Segundo a nova proposta, os 15% serão entregues em três parcelas. A primeira delas seria disponibilizada agora, a segunda no final do ano e a última no ano de 2024. Porém, após a rejeição, a negociação deverá reiniciar.
Ainda conforme Lima, o endurecimento do movimento tem um contexto de interesse político. De acordo com uma fonte do governo ao BNC Amazonas, a direção do movimento não quer acordo, mas palanque eleitoral para as eleições municipais de 2024.