O WhatsApp incluiu nesta terça-feira (8) uma opção de carrinho de compras nas conversas com lojas. O recurso vai ajudar a organizar pedidos e, pelo menos por enquanto, não inclui uma solução de pagamentos integrada.
Os clientes podem acessar o catálogo e o carrinho por meio de um ícone de loja que aparecerá no topo da tela nas conversas com empresas que utilizam a versão “Business” do app.
Ao navegar pelos itens, o cliente verá a opção “adicionar carrinho”. Para finalizar o pedido, será preciso apertar o ícone de enviar mensagens que aparece no canto de baixo da tela.
As opções de pagamento devem ser combinadas com a loja pelo chat, pois o aplicativo ainda não oferece uma opção financeira integrada do app.
Ao G1, o aplicativo disse que incluir um método de pagamentos faz parte da sua estratégia, mas ainda não há previsão para esse lançamento.
O WhatsApp chegou a iniciar um teste para pagamentos dentro dos chats em junho deste ano, mas a plataforma foi barrada pelo Banco Central e pelo Cade alguns dias depois. Esse recurso ainda não tem data para estrear, mas atualmente é testado na Índia.
A função de carrinho de compras havia sido anunciada pelo WhatsApp em outubro. Na ocasião, o material promocional mostrava opções de pagamento.
Por enquanto, essa é uma “alternativa para clientes enviarem seus pedidos a empresas que vendem vários itens, como restaurantes ou lojas de roupas”, explica o WhatsApp.
O carrinho de compras vai aparecer automaticamente para as empresas que já usam a opção de catálogo de produtos.