*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Com o objetivo de sensibilizar a sociedade contra uma prática ainda presente na trajetória do Brasil desde os primeiros pleitos eleitorais, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) lançou, nesta sexta-feira (21), a cartilha “Assédio Eleitoral – A Luta pela Liberdade do Voto”. O evento, realizado na Reitoria da UEA, contou com a presença do reitor, Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib, e do juiz federal Érico Rodrigo Freitas Pinheiro, do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
A cartilha tem como finalidade explicar o que é assédio eleitoral, um problema que teve um crescimento de 450% nas eleições de 2018 e 2022, conforme registrado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O material destaca os grupos mais afetados por essa prática e explica por que o tema é prejudicial à democracia brasileira.
A estrutura da cartilha foi projetada para atender toda a sociedade, especialmente os eleitores. Em formato digital, ela conta com ilustrações e infográficos que destacam tópicos essenciais para sensibilizar e conscientizar os brasileiros sobre a necessidade de analisar e debater o assunto em universidades, escolas, fábricas, associações de moradores, sindicatos, entre outras entidades. A intenção é, sobretudo, conscientizar os eleitores sobre o que é considerado assédio eleitoral, como identificá-lo e denunciá-lo.