Search
booked.net
Search
Close this search box.

Votação no AM tem ausência de mesários, trocas de urnas e falta de energia em 2 comunidades

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

O Tribunal Regional Eleitoral no Amazonas (TRE-AM) registrou a substituição de mais de 30 urnas eletrônicas nas primeiras horas da votação no estado, neste domingo (30), segundo turno das eleições. Em Manacapuru, houve ausência de mesários. Lábrea registrou falta de energia em duas comunidades. Em Carauri, a Polícia Civil teve o registro de um outro TCO envolvendo uma agressão, mas sem detalhamento da situação. E em Presidente Figueiredo a Polícia Federal está apurando e ouvindo um policial que estaria de prontidão, não de serviço, e que foi votar armado.

Na primeira coletiva de imprensa do dia, realizada no Centro de Divulgação das Eleições (CDE), a diretora-geral do TRE-AM, Melissa Lavareda, informou que as urnas foram substituídas em seções de Manaus, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Lábrea, Humaitá, Boa Vista do Ramos e Tabatinga.

“É importante destacar que para todos os municípios foram enviadas urnas suficientes para essas situações, então, não há nenhuma anormalidade quanto ao andamento do pleito”, explicou.

Entre as principais ocorrências registradas no Estado a maioria está em andamento com investigação pela Polícia Civil e uma com a Polícia Federal.

Um caso de boca de urna foi denunciado pelo 190, na escola Francisca de Paula de Jesus, na Cidade Nova, em Manaus.

Em Borba, outra boca de urna resultou num Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), sem nenhuma prisão.

Já no Careiro Castanho, uma mesária foi substituída após fazer uma selfie com a urna eletrônica. O uso de celular na votação e no local é proibido neste pleito, conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Falta de energia

No município de Lábrea, duas comunidades registraram falta de energia após o rompimento de cabos subaquáticos, mas a concessionária Eletrobrás Amazonas Energia já se comprometeu em solucionar o problema. “Isso não impediu, nem retardou a votação nesses locais. As urnas têm bateria interna e nós também enviamos baterias externas. Além disso, o TRE-AM enviou combustível, especialmente para essas duas comunidades, para assegurar o abastecimento de energia elétrica nos locais de votação. Por isso, não há perigo da eleição não finalizar por falta de energia”, afirmou Lavareda.

Homem preso com arma falsa

Arma de brinquedo foi apreendida em local de votação em Coari, no Amazonas
Um homem, que não teve a identidade revelada, foi detido com uma arma de brinquedo, neste domingo (30), em uma seção eleitoral de Coari, a 363 quilômetros de Manaus. Segundo as autoridades, o homem estava na fila, se preparando para votar, na Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, quando um policial militar constatou que ele estava portando um objeto na cintura.
O homem foi levado à delegacia do município para prestar esclarecimentos, e o objeto foi apreendido pelo TRE-AM. Além disso, houve uma representação por notícia falsa. O TRE-AM não detalhou esse caso. Em Manacapuru, a Justiça Eleitoral informou que foram registradas ausência de mesários, mas o problema foi contornado.
*Com informações do G1 Amazonas 

Leia mais: Mais de 30 urnas foram trocadas no Amazonas no segundo turno das eleições

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.