*Luan Martins – Da Redação do Dia a Dia Notícia
No Amazonas, as aulas presenciais já retornaram para alunos do ensino privado, mesmo sem a presciência de vacinas para professores e estudantes. Já a volta às aulas na rede estadual continua sem previsão, segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
Ao Dia a Dia Notícia, a Seduc informou que “a pasta aguarda autorização dos órgãos de Saúde para que as atividades presenciais possam iniciar em 2021”. De acordo com a nota, assim que definida, será divulgada a data, o tipo de modalidade, se híbrida ou totalmente presencial, além das séries que deverão comparecer às escolas.
A Seduc informou ainda que tal como em 2020, quando alunos e professores voltarem para as unidades de ensino, terão o uso de máscara de proteção obrigatório, distanciamento e higienização das mãos constantes.
No município, o retorno no formato híbrido das aulas nas escolas da rede municipal de ensino da Prefeitura de Manaus foi adiado para o dia 18 de maio.
Imunização dos profissionais da educação
No último dia 30 de março, o governador Wilson Lima assinou carta endereçada ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, solicitando a inclusão dos profissionais da educação no Plano Nacional de Educação (PNI).
No último dia 17 de abril, em entrevista à imprensa local, o governador disse que o retorno das aulas está condicionado à vacinação, para que estes profissionais possam voltar em segurança.