A definição de data para retorno das aulas presenciais nas escolas da rede pública municipal em Manaus está dependendo da conclusão de um estudo, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Um grupo de trabalho formado por técnicos que atuam nas áreas da educação, saúde e assistência social está elaborando este estudo.
A Prefeitura de Manaus afirma que o estudo está em fase final de conclusão. O grupo de trabalho vai definir o protocolo de segurança que será seguido pelas escolas para prevenir professores, alunos e servidores contra o novo coronavírus.
De acordo com a prefeitura, o plano está em fase final de elaboração e o retorno deve acontecer conciliado com as deliberações dos órgãos de saúde e levando ainda em consideração o mapa epidemiológico da cidade. Até terça-feira, 29, Manaus registrou 34.451 infectados pela Covid-19 e 1.995 mortos.
A prefeitura também informou que município já realiza desde o início de julho a testagem rápida para a Covid-19 nos mais de 12 mil profissionais de educação.
Alunos das 500 escolas municipais estão sem aula desde o dia 17 de março devido à pandemia da Covid-19.
Inicialmente, as aulas das escolas públicas foram suspensas até o dia 31 de março como forma de antecipação das férias e atingiu 244 mil estudantes de 498 escolas. Depois, continuaram a ser suspensas devido ao aumento de infectados na capital amazonense.
Na rede estadual, as aulas terão retorno gradativo a partir do dia 10 de agosto.