Manaus, quarta-feira 28 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Vítimas de ataques de morcegos em Coari (AM) recebem tratamento antirrábico

Divulgação/FVS

Cerca de 20 pessoas de comunidades rurais de Coari, no interior do Amazonas, que foram atacadas por morcegos do tipo hemetáfago no início do mês, receberam tratamento profilático antirrábico. A informação é da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado (FVS). Não há informações sobre novos ataques.

Os ataques aconteceram no início do mês e chamaram a atenção da FVS, que chegou a encaminhar uma equipe para monitorar o caso. A visita ocorreu entre os dias 2 e 11 de agosto.

De acordo com o órgão, as vítimas têm entre 1 e 39 anos de idade e relataram não conhecer a doença da raiva ou os perigos que ela oferece.

Apenas a Comunidade de Curassau não recebeu a ação. Segundo a FVS, houve um problema com o transporte da equipe e uma nova data de aplicação do tratamento deve ser definida pela Secretaria Municipal de Saúde do Município.

Além das vítimas, cães e gatos também receberam vacinação antirrábica para evitar a proliferação da doença.

Segundo a FVS, esses tipos de ataques ocorrem por conta de as comunidades estarem situadas em áreas silvestres, próximas a colônias de morcegos que, por necessidade alimentícia, atacam seus animais de estimação e, posteriormente, os seres humanos.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.