*Da Redação Dia a Dia Notícia
As redes sociais foram tomadas por intensas discussões sobre a chamada “Planilha dos Influenciadores”, na última quinta-feira (23). O documento colaborativo contém avaliações anônimas, supostamente de profissionais do mercado publicitário, que compartilham suas experiências de trabalho com influenciadores digitais brasileiros.
A repercussão foi imediata, com o arquivo compartilhado por diversos perfis, principalmente no X (ex-Twitter).
O conteúdo da planilha é estruturado em seções que incluem o nome e o usuário dos influenciadores, uma nota de 1 a 10, o período de trabalho, relatos sobre a experiência e conselhos para futuros contratantes. O envio das respostas foi feito por meio de um formulário anônimo. Com a repercussão, a planilha, antes aberta para colaboração, não aceita mais respostas.
Alguns famosos responderam publicamente aos elogios e críticas feitos na planilha. Carla Diaz, por exemplo, brincou com sua avaliação, supostamente feita após uma publicidade para um supermercado: “Ela resolveu pedir o estoque máximo de sorvete da Bacio di Latte para encher a sua geladeira, extrapolando o saldo limite combinado”.
A atriz compartilhou outra publicidade para uma marca de sorvetes e escreveu: “Se a vida te der uma planilha, faça uma publi”.
Após a repercussão da planilha, Victor Coringa, Malu Borges e Álvaro Xaro foram alguns também que se manifestaram na web.
Malu Borges
“Para mim, todo feedback é valido e é muito importante conseguir ter, mesmo que de forma anônima. Porque acaba que às vezes a gente não tem e as coisas vão seguindo, sendo assim, a gente acaba não tendo esse feedback. Tem muita coisa para eu tirar dali e acho que o que mais me acalma, é que ninguém ali falou, Marisa Luisa, pessoal, sabe? Falou muito sobre profissional. Então, isso me tranquiliza, porque ninguém falou que eu sou sem educação, o que trata as pessoas mal. Assim, eu ficaria muito chateada, porque realmente não condiz comigo. Hoje, como criadora de conteúdo, com certeza minha maior dificuldade é conseguir seguir os meus feelings e intuição, agradar minha comunidade e criar um conteúdo que eles amem. É fazer o match perfeito e cocriar com as marcas é a maior dificuldade de todas”, disse ela.
O que dizia a planilha sobre ela: “Ela é terrível! Não trabalha com roteiro, não respeita nenhum direcional da marca e nem segue briefing nenhum. Ela simplesmente faz o que ela quer. O maior terror da minha carreira foi trabalhar com essa mulher. Péssima experiência! Não aceita nenhuma alteração. É horrível e chata demais. Não contratem!”.
Álvaro Xaro
“Menina, pelo amor de Deus! Já não aguento mais me ver em páginas de fofoca. Não sai não, hein. Qualquer coisa, amanhã eu sumo. Não aguento mais! Lá vai eu me explicar, aqui. É óbvio que vi essa lista que saiu, como se fossem funcionários, de uma suposta agência falando dos influenciadores e criadores de conteúdo. Só que lá tinha gente me esculhambando e tinha gente me amando também, me colocando lá em cima. Se fosse para falar bem, a gente não estaria aqui. Eu foquei nos positivos e segui minha vida, deixei para lá”, disse ele.
E completou: “É verdade, essa pessoa está certa! Vieram muitas marcas e achei que ia dar conta de tudo aqui nessa cabecinha, inclusive na hora que eu estiver gravando. Às vezes chega o briefing, a proposta e eu me proponho a entregar em 2 dias e realmente não consigo. Porque já tem outras em que eu estava trabalhando. Uma criação de conteúdo minha dura um dia, muitas das vezes. Eu que produzo, roteirizo, coordeno a forma como o Bryan vai gravar e tudo vem de mim”, finalizou Álvaro.
Victor Coringa
“Bom dia! Sendo macetado em planilha. Eu mudei e não atraso mais, pessoal. Esse ano tem desconto e a equipe está demitida também. As lives mexeram comigo”, disparou ele.
O que dizia a planilha sobre ele: “É péssimo! Não cumpre horários, nem direcionamentos e acha que pode fazer o que quiser. Parece que vive em outro mundo. Na época, o manager [gestor] dele causou muito desconforto com toda a equipe, sendo extremamente arrogante. Apesar de tudo, consegue trazer bons números, poder ter uma comunidade fiel”.
Confira a planilha: