*Da Redação Dia a Dia Notícia
Casos de violência nas escolas tiveram aumento de 50% neste ano em todo o país, e no Amazonas, até o mês de outubro, os números de ocorrências já ultrapassam os de 2022. De acordo com dados do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional do Ministério dos Direitos Humanos, foram 145 denúncias de violência em escolas de janeiro a outubro no estado.
No ano passado, o Amazonas somou 141 registros de violência no ambiente escolar. Sendo 93 no primeiro semestre e 48 no segundo. Já neste ano, o aumento foi de quatro casos em comparação ao mesmo período de 2022. Das 145 ocorrências registradas em 2023, 86 foram no primeiro semestre e 59 no segundo.
O estado configura na 12ª posição dos que mais sofrem com a situação. As regiões com o maior número de registros são São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Das 9.530 denúncias registradas em todo o país, mais de 1,2 mil são casos em que professores foram as vítimas. Entre os casos registrados foram identificados violações de direitos civis; políticos e sociais; discriminação; injúria racial e racismo; liberdade; integridade física e psíquica; e direito à vida.
Outro grupo vulnerável são os das crianças e adolescentes, onde de acordo com dados do Disque 100, as denúncias envolvendo este grupo representa 74% do total.