Search
booked.net
Search
Close this search box.

Vinte e cinco casos de crianças desaparecidas são registrados este ano, em Manaus

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

Em Manaus, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), os casos mais comuns de desaparecimento são de crianças na faixa etária de 12 a 17 anos, do sexo feminino. De janeiro a abril deste ano, 25 casos de crianças desaparecidas foram registradas. A maioria é meninas, com o equivalente a 60% do total.

De acordo com as informações, de janeiro a dezembro do ano passado, as delegacias de Manaus receberam 81 notificações de desaparecimento de crianças e adolescentes.

Os casos de desaparecimento se enquadram nas chamadas fugas do lar e, muitas vezes, são consequência de conflitos familiares, relacionamentos proibidos ou até envolvimento com atos ilícitos. A titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), delegada Joyce Coelho, explica que é realizado um trabalho de investigação para elucidar o desaparecimento.

 

“A gente recebe o caso e passa a fazer diligências a fim de localizar a criança. Nós temos o setor que faz a escuta com a família, para que a gente possa verificar todas as circunstâncias que levaram essa criança ou adolescente a desaparecer. A equipe investiga o que levou esse menor a sair de casa, às vezes, ele é estimulado e levado por violências naquele ambiente familiar”, disse a delegada.

Ela também destaca que a família deve procurar imediatamente uma delegacia para registrar o desaparecimento. “Precisamos desmistificar aquilo de que se deve esperar 24 horas. Se, por exemplo, a criança e o adolescente deveriam ficar em casa em tal horário e não estão, no mesmo instante, procure registrar essa ocorrência. Quanto menos tempo se perde nesse tipo de caso, é mais fácil para a gente elucidar”, ressaltou.

Dados

Crianças do sexo feminino também são as que registram mais ocorrências desde 2019, só no ano de 2020 foram 51 casos dos 85 registrados foram de bebês de 0 mês a meninas de 17 anos. Em 2021, 16 dos 25 casos, enquanto 9 são de meninos de 0 a 17 anos.

No interior, Iranduba foi o munícipio que mais teve ocorrências de desaparecimentos em 2020, com 15 casos. Até abril de 2021, os municípios de Iranduba, Apuí, Humaitá e Manacapuru registram 10 casos de desaparecimento.

Operação Medusa

O caso mais recente na capital amazonense foi no último dia 18 de maio, durante a ‘Operação Medusa’, deflagrada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), quando 2 crianças de 8 e 11 anos, foram encontradas em um trecho da Rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara). Segundo a Delegacia de Proteção Contra a Criança e o Adolescente, o padrasto teria levado as crianças para a floresta numa tentativa de fugir da mãe que vendia elas para a prostituição.

O nome da operação é referência à personagem da mitologia grega. Medusa era era uma mulher muito que foi estuprada pelo deus Poseidon. Ao denunciar o crime, foi amaldiçoada pela deusa Atena que a transformou em um monstro metade mulher e metade cobra com cabelos de serpentes. Segundo Joyce Coelho, trata-se de simbolismo sobre a vulnerabilidade das crianças e mulheres.

Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos

O acordo feito entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), no dia 17 de fevereiro de 2021,  integra os registros de denúncias no Disque 100 com o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos.

As famílias podem utilizar o disque 100, o aplicativo ou o site,  para realizar o cadastro para inicio das buscas das crianças.

Os agentes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Ferroviária Federal, das polícias civis e militares, e, dos corpos de bombeiros militares, também podem utilizar a ferramenta para iniciar as buscas de forma imediata, dispondo de alertas georreferenciados do local em que a vítima foi vista por último e uso de ferramenta de reconhecimento facial para auxiliar na identificação da criança desaparecida.

Denúncias

Os registros de desaparecimentos podem ser feitos diretamente no prédio da Depca, situado na avenida Via Láctea, conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo, zona centro-sul da cidade. Delações também podem ser realizadas por meio do número 181, o disque-denúncia da SSP-AM.

Dia Internacional da Criança Desaparecida

Há 42 anos, no dia 25 de maio de 1979, o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas foi criado, para a conscientização da sociedade, sobre o desaparecimento de infantes, depois de um sumiço de um menino, Etan Patz, a caminho da escola em Nova York.

Nesta data, organizações e instituições se unem para realizar atividades em prol dos direitos das crianças com a finalidade de mobilizar as pessoas sobre os milhares de casos de crianças sumidas.

*Com informações da assessoria da SSP-AM.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.