O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) flagrou 20 condutores alcoolizados entre a noite da última sexta-feira (13/11) e a madrugada deste domingo (15/11) de eleições. Os flagrantes ocorreram durante operações de trânsito realizadas pela cidade pelo Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) e pala Central Integrada de Fiscalização (CIF), em apoio às ações da Justiça Eleitoral.
Nessas operações, o Órgão ainda autuou oito condutores por recusa ao teste do bafômetro que, de acordo com o artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), prevê as mesmas medidas administrativas aplicadas a um condutor flagrado alcoolizado, ou seja: imposição de multa no valor de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e o recolhimento da CNH.
“Nosso foco foi reforçar a fiscalização da Lei Seca eleitoral, que proibiu a comercialização de bebidas alcoólicas entre as 22h desse sábado (14/11) até o término das eleições, neste domingo. Por isso realizamos ações integradas com a CIF da Secretaria de Segurança Pública do Estado, mas também montamos nossas blitze nas ruas de Manaus, o que nos resultou esses 20 flagrantes de condutores alcoolizados”, destacou o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá Barbosa.
Remoção
Até as 13h deste domingo, o Detran-AM realizou a remoção de um veículo flagrado pela Justiça Eleitoral em atitude suspeita de boca de urna na porta de uma escola municipal, na zona norte de Manaus.
Durante a vistoria feita pelo juiz da 70ª Zona Eleitoral, pessoas foram vistas distribuindo santinhos de um candidato a vereador na porta da escola municipal São Benedito, no bairro Cidade de Deus.
Assim que a fiscalização se aproximou, o grupo teria corrido, mas dentro da carroceria da picape modelo Strada foi encontrada uma caixa com diversos santinhos do candidato.
Por ordem do juiz eleitoral, o veículo foi removido pela plataforma do Detran-AM e apresentado na delegacia para os procedimentos.
“Durante todo este domingo, as ações do Detran Amazonas serão exclusivamente para apoiar a Justiça Eleitoral no fiel cumprimento da legislação eleitoral e, dessa maneira, proporcionarmos uma eleição tranquila para o manauara”, reforçou o diretor-presidente do Detran-AM.