A tradicional vinícola chilena Concha y Toro lançou um curso on-line e grátis sobre vinhos. As aulas são ministradas em português pelo sommelier Gianni Tartari e estão disponíveis no canal #continuebyconchaytoro no YouTube (clique aqui para acessá-las).
O curso é composto por cinco módulos que abordam diferentes aspectos sobre a bebida, como a história dos vinhos (módulo I); o processo de vinificação (módulo II); os climas ideais para plantar as diferentes uvas e os vários tipos de vinho (módulo III); o envelhecimento dessa bebida (módulo IV) e como servir e harmonizar o vinho (módulo V).
Concha y Toro
Presente em 130 países, a Concha y Toro foi criada em 1883 pelo empresário e político chileno Don Melchior Concha y Toro. A marca ganhou diversos prêmios internacionais e hoje é uma das maiores produtoras de vinho do mundo todo.
Alguns dos rótulos mais famosos dessa vinícola são o Casillero del Diablo, o Palo Alto e o Almaviva – este último pode chegar a ser vendido por quase R$ 2 mil, mas os outros são bem mais acessíveis.
Na sede principal da vinícola, no Vale do Maipo, é possível conhecer parte da plantação de uvas; participar de degustações de vários rótulos; e ouvir a misteriosa lenda por trás do vinho Casillero Del Diablo no cenário original onde esse vinho era estocado.
De acordo com essa história, desde o seu surgimento no final do século 19, a Conchay y Toro já era conhecida por fabricar excelentes vinhos e, por isso, era alvo de muitos interesseiros e ladrões. E, é claro que as melhores bebidas ficavam armazenadas na adega particular de D. Mechior.
Para afastar essas pessoas mal-intencionadas de sua propriedade, o próprio D. Mechior teria inventado que o diabo morava na adega particular. A lenda foi bastante difundida na região e acabou dando nome ao principal vinho da marca.