*Da Redação Dia a Dia Notícia
Uma menina chamada Vitória Fernandes dos Santos, de 11 anos, foi vítima de bullying e agressão na escola em que estuda. O caso ocorreu na última segunda-feira (27/3) no Colégio Estadual Flávio Ribeiro de Rezende, na cidade de Natividade, interior do Rio de Janeiro. A agressão foi filmada e divulgada nas redes sociais, onde usuários repudiaram o ato e prestaram solidariedade à Vitória, que é autista. Nesta sexta-feira (31/3), colegas de escola protestaram contra o bullying sofrido por ela.
No vídeo, um grupo de meninas zomba de Vitória e tenta puxar seu cabelo, enquanto outro grupo filma e incentiva a agressão. Uma das meninas chega a falar “chora, neném” para a vítima. Vitória perdeu os pais e é tratada por uma instituição do município voltada para pessoas com transtorno do espectro autista. Após o vídeo viralizar nas redes, o pai de uma das garotas que praticaram bullying pediu desculpas.
No Tocantins, homem confunde símbolo do autismo com bandeira LGBTQIA+: ‘vaga pra sapatão‘
Projeto que resguarda direitos das pessoas com autismo é sancionado pela Prefeitura de Manaus
Estudantes organizaram uma manifestação empunhando cartazes com os dizeres “Justiça por Vitória” e “Bullying não!”. O protesto foi acompanhado pela Polícia Militar, sem ocorrências.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por JUSTIÇA POR VITÓRIA (@estamoscomvitoria)
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), determinou que a secretaria estadual de educação acompanhe o caso e preste apoio à Vitória. Castro também chamou a ocorrência de inaceitável.
O fato é inaceitável.
Ontem anunciei uma série de medidas para identificar e prevenir a violência nas escolas. O ambiente escolar deve ser um lugar de paz e respeitar o próximo é um dever de todos nós!— Cláudio Castro (@claudiocastroRJ) March 31, 2023