*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, 69 anos, apareceu pela primeira vez em público após sofrer tentativa de assassinato na última quinta-feira (1º). Na tarde desta sexta (2), caminhou na frente da própria residência, sendo protegida por seguranças, e cumprimentou os apoiadores, conforme o jornal argentino Clarín.
Em diversas cidades do país, manifestações foram organizadas em repúdio ao atentado fracassado contra Kirchner. Os apoiadores começaram a ocupar as ruas a partir do meio-dia, convocados por partidos políticos, sindicatos, movimentos sociais e organizações de direitos humanos.
“Vou à Praça de Maio em primeiro lugar para apoiar a democracia, em segundo, em apoio a Cristina e em terceiro, para tentar alertar os argentinos para que não sigam este caminho”, afirmou a professora aposentada, Adriana Spina, 61 anos, em entrevista à AFP.
Na noite desta quinta-feira, 1º, a polícia argentina prendeu um brasileiro por tentar atirar contra a vice-presidente Cristina Kirchner, em Buenos Aires. O ataque aconteceu em frente à casa de Kirchner, enquanto a vice-presidente cumprimentava militantes.
Segundo o jornal Clarín, o suspeito Fernando André Sabag Montiel, de 35 anos, tem tatuagens de símbolos neonazistas e fez referências a grupos extremistas nas redes sociais. A arma teria falhado durante tentativa. A vice-presidente não foi ferida.
Já o jornal argentino La Nacion detalhou que o caso aconteceu quando a ex-presidente chegava em casa. No momento da tentativa de disparo, Cristina se abaixou e foi protegida por seguranças. O suspeito foi detido de imediato.
Como e onde foi o ataque
O atentado contra a vice-presidente Cristina Kirchner aconteceu na frente de sua casa, no Bairro da Recoleta, em Buenos Aires. Um vídeo gravado no momento do ataque mostra a vice-presidente cumprimentando a militância quando um homem aponta uma arma na sua direção. No vídeo, é possível ver Kirchner se abaixando e a segurança agindo rapidamente para deter o suspeito.
*Com informações da AFP e Estadão