O vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida Filho, deverá se filiar ao PSDB nos próximos dias. O convite foi feito pela direção nacional da sigla, com a concordância da direção estadual no Amazonas, presidida pelo ex-prefeito Arthur Virgílio Neto.
A reportagem apurou que o vice-governador aceitou o convite e sua ida será uma questão de tempo.
Nesta semana, o colunista Robson Bonin, da coluna Radar, da revista Veja, disse que o motivo do interesse do PSDB pelo vice-governador é o possível afastamento do governador Wilson Lima (PSC) do cargo.
Apesar de Almeida Filho ser um dos denunciados pela Procuradoria-Geral da República no mesmo processo, as apostas do PSDB são de que ele se livre da denúncia, com base no relatório da Polícia Federal que o favorece.
Sobre as investigações, Carlos Almeida Filho, afirma que é incoerente e infundada a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que o inclui em um esquema de corrupção ligado ao enfrentamento da pandemia no estado.
Em nota, ele ressalta ainda que não tinha sido indiciado pela Polícia Federal, que investigou irregularidades e desvios de recursos públicos no combate à Covid-19
A PGR denunciou à Justiça, Almeida Filho e outras 17 pessoas. Na denúncia, a PGR estima prejuízo superior a R$ 2 milhões aos cofres públicos. A principal suspeita é de desvio de recursos para a compra de respiradores.